Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Ezequiel 29


29 Ruína do Faraó e do Egipto (Jb 40,25-32; Is 19) - 1*No décimo ano, no dia doze do décimo mês, foi-me dirigida a palavra do SENHOR, nestes termos:
2«Filho de homem, volta a face para o faraó, rei do Egipto e profetiza contra ele e contra todo o Egipto. 3*Dirige-lhe estas palavras: Assim fala o Senhor DEUS:
«Eis-me contra ti,
faraó, rei do Egipto,
crocodilo monstruoso, estendido no meio dos teus Nilos;
tu dizes: 'Os meus Nilos são meus, fui eu quem os fez.'
4*Vou meter ganchos nas tuas mandíbulas, em tuas escamas prenderei os peixes dos teus Nilos, e Eu te tirarei para fora dos teus Nilos, com todos os peixes dos teus Nilos atados às tuas escamas.
5Lançar-te-ei para o deserto
com todos os peixes dos teus Nilos;
ficarás estendido no chão,
não serás recolhido nem enterrado.
Aos animais da terra e às aves do céu
Eu te darei como pasto.
6*E reconhecerão todos os egípcios
que Eu sou o SENHOR,
porque tu eras apenas um apoio de cana
para a casa de Israel.
7*Quando te tomarem na mão partir-te-ás,
e lhes rasgarás as mãos.
Quando se apoiarem em ti, despedaçar-te-ás,
e farás vacilar os seus rins.
8*Por isso, diz o Senhor DEUS: Eis que Eu mando contra ti a espada, para eliminar de ti homens e animais. 9O país do Egipto tornar-se-á num deserto desolado. Então, saberão que sou o SENHOR. Isto será porque disseste: 'O Nilo é meu; é meu, porque fui eu quem o fez.'
10*Por isso, eis que Eu me declaro contra ti e contra todos os teus Nilos. Farei do Egipto deserto e desolação, desde Migdol e Siene, até à fronteira da Etiópia. 11*Não passará por ele pé de homem, nenhum pé de animal tão pouco; durante quarenta anos ficará desabitado. 12Mudarei o Egipto em deserto entre os países desertos; as suas cidades serão devastadas entre as cidades destruídas, durante quarenta anos. Dispersarei os egípcios entre os povos e os espalharei pelas nações.
13*Porque, assim diz o Senhor DEUS: Ao fim de quarenta anos, Eu juntarei os egípcios de entre as nações por onde se tiverem espalhado. 14Depois, reconduzirei os cativos do Egipto e os estabelecerei de novo no país de Patros, no seu país de origem; aí formarão um pequeno reino. 15Em comparação com os outros reinos, será um reino modesto e nunca mais dominará as nações; Eu o farei pequeno, para que não domine mais as nações. 16Para Israel não será mais objecto de confiança, mas recordará as faltas de Israel por se ter voltado para ele. Então, saberão que Eu sou o Senhor DEUS.»»

Nabucodonosor conquistará o Egipto (Jr 43,8-13) - 17No vigésimo sétimo ano, no primeiro dia do primeiro mês, foi-me dirigida a palavra do SENHOR, nestes termos: 18*«Filho de homem, Nabucodonosor, rei da Babilónia, empenhou o seu exército numa grande empresa contra Tiro. Toda a cabeça se tornou calva, todos os ombros esfolados. Mas, nem ele, nem o seu exército tiraram de Tiro alguma vantagem da operação realizada contra a cidade.
19Por isso, diz o Senhor DEUS: Eis que Eu dou a Nabucodonosor, rei da Babilónia, a terra do Egipto. Ele pilhará as suas riquezas, apoderar-se-á dos seus despojos e levará a sua presa. Esse será o soldo do seu exército. 20Como recompensa da tarefa executada contra Tiro, dou-lhe o Egipto, porque foi para mim que ele trabalhou - oráculo do Senhor DEUS. 21*Nesse dia, farei brotar o poder na casa de Israel e abrirei a tua boca no meio deles. Então, saberão que Eu sou o SENHOR.»

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.