Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Ezequiel 23


23 As duas irmãs: Jerusalém e Samaria (16; Jr 3,6-13; Os 2) - 1Foi-me dirigida a palavra do SENHOR, nestes termos: 2*«Filho de homem, havia duas mulheres, filhas da mesma mãe. 3Elas prostituíram-se durante o tempo da sua juventude, no Egipto. Lá foram tocados os seus peitos e acariciado o seu seio virginal.
4*Eis os seus nomes: Oola, a mais velha, e Ooliba, sua irmã. Elas eram minhas e deram à luz filhos e filhas. Eis os seus nomes: Samaria é Oola, Jerusalém é Ooliba. 5*Oola foi-me infiel, e ardeu de amor para com os seus amantes, os assírios, seus vizinhos, 6vestidos de púrpura, governadores e chefes, todos jovens e atraentes, cavaleiros montados em seus cavalos. 7Foi para eles que ela dirigiu as suas prostituições, para toda a elite dos filhos da Assíria; e com todos aqueles de quem se enamorou, veio a manchar-se, em contacto com os seus ídolos. 8Mas ela não cessou de se prostituir com o Egipto; porque eles tinham-na desonrado na sua juventude, tinham tocado o seu seio virginal e fornicado com ela.
9*Eis por que a entreguei nas mãos de seus amantes, nas mãos dos assírios, pelos quais se tinha apaixonado. 10Eles descobriram a sua nudez, levaram os seus filhos e filhas e passaram-nos ao fio de espada. Tornou-se, desse modo, objecto de escárnio entre as mulheres e contra ela foi feita justiça.»

Os pecados de Ooliba - 11*«A sua irmã Ooliba viu tudo isto; mas, apesar disso, tornou-se ainda mais corrompida do que ela na sua paixão; as suas prostituições foram mais escandalosas do que as de sua irmã. 12Prostituiu-se com os assírios, governadores e chefes, seus vizinhos, esplendidamente vestidos, cavaleiros garbosos, jovens sedutores.
13Vi que ela era impura, que ambas seguiam o mesmo caminho. 14Multiplicou as suas prostituições. Tendo visto homens desenhados no muro, figuras dos caldeus pintados a vermelho, 15com cintos sobre os rins e largos turbantes na cabeça, todos como grandes senhores, semelhantes aos filhos da Babilónia e da terra dos caldeus, 16ela apaixonou-se por eles logo ao primeiro olhar, e enviou mensageiros à Caldeia. 17E os babilónios vieram com ela para o leito dos seus amores e mancharam-na com as suas impurezas. Depois de se ter manchado com eles, o seu coração desgostou-se deles.
18Também manifestou as suas acções desavergonhadas e descobriu a sua nudez; então, desgostei-me dela como já me havia desgostado de sua irmã. 19*Ela multiplicou as suas prostituições, em recordação da sua juventude, quando se prostituía no país do Egipto, 20quando ali ardia de paixão pelos egípcios, cujo órgão é como o do burro e cuja lubricidade é como a dos garanhões. 21Procuravas o mau comportamento da tua juventude, do tempo em que no Egipto te apertavam os peitos, fazendo carícias aos teus seios virginais.
22*Pois bem, Ooliba, assim fala o Senhor DEUS: Eis que vou excitar contra ti os teus amantes de quem te desgostaste, vou trazê-los contra ti de todos os lados. 23Os babilónios e todos os caldeus, de Pecod, Choa e Coa, e com eles todos os filhos da Assíria, jovens atraentes, todos governadores e magistrados, dignitários e personagens ilustres, todos montados nos seus cavalos. 24Avançarão do Norte contra ti, com seus carros e galeras e uma multidão de gente, armados contra ti de escudos, capacetes e couraças. Encarreguei-os do teu julgamento e eles te julgarão segundo seu direito.
25*Dirigirei contra ti o meu ciúme de modo que te tratarão com furor; cortar-te-ão o nariz e as orelhas e o que ainda restar será cortado ao fio da espada. Tomarão os teus filhos e filhas e o que restar será devorado pelo fogo. 26Arrancar-te-ão as tuas vestes e apoderar-se-ão das tuas jóias. 27Porei fim ao teu mau comportamento e às tuas prostituições iniciadas no Egipto; nunca mais erguerás os olhos para eles e nunca mais te recordarás do Egipto.
28Pois assim fala o Senhor DEUS: Eis que te entregarei nas mãos dos que tu odeias e daqueles de quem te separaste. 29Eles te tratarão com ódio, apoderar-se-ão de todos os teus ganhos e deixar-te-ão nua, a fim de que a vergonha das tuas prostituições seja descoberta. A tua impureza e as tuas prostituições 30causar-te-ão isto, porque tu te prostituíste com os outros povos e te manchaste com os seus ídolos. 31*Trilhaste o caminho da tua irmã; porei, pois, a sua taça na tua mão. 32Assim fala o Senhor DEUS:
'Beberás a taça da tua irmã,
taça grande e funda;
será objecto de escárnio e de vergonha;
é abundante o seu conteúdo.
33Ficarás repleta de embriaguez e dor.
É uma taça de horror e destruição,
a taça da tua irmã Samaria.
34Tu a beberás e a esvaziarás;
depois será desfeita em pedaços
e ela te dilacerará o peito.
Porque Eu falei'»
- oráculo do Senhor DEUS.

Novo quadro de pecados - 35Por isso, diz o Senhor DEUS: «Porque tu me esqueceste e me lançaste para trás de ti, agora carrega a tua infâmia e as tuas prostituições.» 36E o SENHOR disse-me: «Filho de homem, porventura queres julgar Oola e Ooliba e dar-lhes a conhecer os seus crimes abomináveis? 37Porque elas foram adúlteras e ensanguentaram as suas mãos, foram adúlteras com os ídolos; até os seus filhos, que elas me tinham dado à luz, fizeram-nos passar pelo fogo para os consumir.
38Mas fizeram-me ainda mais: mancharam o meu santuário nesse dia, e profanaram os meus sábados. 39E depois de imolarem os seus filhos aos ídolos, vinham no mesmo dia, ao meu santuário para o profanarem. Eis o que fizeram dentro da minha casa. 40*Mais ainda, mandaram vir homens de longe, convidados por um mensageiro, que partiram imediatamente. E eis que para eles te lavaste, pintaste os olhos e adornaste-te com jóias. 41Sentaste-te num leito de luxo, atrás de uma mesa; sobre ela puseste o meu incenso e o meu óleo. 42Junto dela ouvia-se um ruído tumultuoso por causa da multidão de pessoas vindas do deserto; colocavam-lhes braceletes nos pulsos e uma coroa magnífica na cabeça.
43Então, Eu dizia: Assim cometeram adultérios; portaram-se como prostitutas. 44Vinham ter com ela como vão ter com uma prostituta; e era assim que se dirigiam a Oola e Ooliba para cometer impurezas.»

O justo castigo - 45*«Mas homens justos as julgarão como se julgam as adúlteras, como se julgam aquelas que derramam sangue; pois elas são adúlteras e as suas mãos estão ensanguentadas.
46*Por isso, diz o Senhor DEUS: Convocai contra elas uma assembleia e sejam entregues aos maus tratos e à pilhagem. 47Que a assembleia as apedreje e as faça em pedaços ao fio da espada; serão exterminados os seus filhos e filhas, e suas casas serão devoradas pelo fogo. 48E assim farei cessar a impureza sobre a terra; todas as mulheres aprenderão esta lição e não imitarão a vossa má conduta. 49*Acusar-vos-ão dos vossos crimes e vós carregareis o peso da vossa idolatria. Então, reconhecereis que Eu sou o Senhor DEUS.»

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.