Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda

Inteligência Espiritual

Ezequiel 21

21 Oráculo contra o Sul - 1*Foi-me dirigida a palavra do SENHOR nestes termos: 2*«Filho de homem, volta a tua face para sul; dirige a tua palavra à região meridional e profetiza contra a floresta, que se encontra na região do Négueb. 3Assim falarás à floresta do Négueb: Ouve a palavra do SENHOR. Assim fala o Senhor DEUS: 'Eis que Eu acendo o fogo em ti, para devorar todas as árvores verdes e todas as árvores secas; as chamas violentas não se apagarão e tudo será devorado, desde o Négueb até ao Norte.' 4E todos verão que Eu, o SENHOR, é que provoquei o incêndio e ele não se extinguirá.»
5Então, eu disse: «Ah! Senhor DEUS, eles dizem de mim: 'Não fala ele sempre em parábolas?'»

A espada de Deus no meio de Israel - 6*Foi-me dirigida a palavra do SENHOR nestes termos: 7«Filho de homem, volta a tua face para Jerusalém e prega contra o seu santuário! Profetiza contra a terra de Israel, 8e diz à terra de Israel: Assim fala o SENHOR: 'Eis-me contra ti. Vou arrancar a minha espada da bainha e exterminarei do teu seio o justo e o pecador. 9Porque Eu quero exterminar do meio de ti o justo e o pecador; por isso vai sair da bainha a minha espada contra todos, desde o Négueb até ao Norte.'
10Então, todos reconhecerão que Eu, o SENHOR, tirei a espada da bainha, e não volto a embainhá-la.»

A dor do profeta - 11*Tu, porém, filho de homem, solta gemidos. Geme com os rins despedaçados e com tristeza. 12Se eles, então, te perguntarem: 'Porque gemes?', dirás: 'Por causa da notícia que acaba de chegar, com a qual todos os corações ficarão desfeitos e todas as mãos paralisadas, os espíritos enfraquecidos e os joelhos dobrados. Eis que ela já chegou e vai cumprir-se'» - oráculo do Senhor DEUS.

O cântico da espada (Jr 50,35-38) - 13Foi-me dirigida a palavra do SENHOR, nestes termos: 14«Filho de homem, profetiza dizendo: Assim fala o Senhor:
'Uma espada, uma espada!
Está afiada e também polida,
15Foi afiada para massacrar,
foi polida para lançar cintilações.
16Foi polida para se poder empunhar.
É uma espada afiada e polida
para pôr na mão do carrasco.
17Grita, berra, filho de homem;
pois ela dirige-se contra o meu povo.
Dirige-se contra os chefes de Israel.
Foram entregues à espada
com o meu povo.
Por isso, bate na tua coxa.
18A prova está feita
e que será, quando já não houver
ceptro rejeitado?
- oráculo do Senhor DEUS.
19Tu, porém, filho de homem,
profetiza e bate palmas.
Que a espada duplique e triplique!
É a espada do extermínio.
A grande espada do massacre,
que os cerca,
20para que desfaleçam os corações
e sejam numerosas as vítimas.
A todas as portas coloquei uma espada,
feita para fulminar,
afiada para o massacre.
21Para trás! Para a direita!
Para a esquerda! Para a frente!
Para onde estiveres voltado!
22*Também Eu quero bater palmas
e saciar o meu furor.
Eu, o SENHOR, falei.'»

A espada de Nabucodonosor - 23Foi-me dirigida a palavra do SENHOR nestes termos: 24*«E tu, filho de homem, traça dois caminhos, pelos quais virá a espada do rei da Babilónia. Partirão ambos do mesmo país. Traça também um sinal, indicando onde começa o caminho, 25o caminho por onde passa a espada para Rabat-Amon e para Judá e Jerusalém, a cidade fortificada .
26*É que o rei da Babilónia parou no cruzamento, no começo dos dois caminhos, para consultar os oráculos. Ele sacode as flechas, interroga os instrumentos de oráculo, observa o fígado. 27Na sua mão direita está o oráculo 'Jerusalém': 'para preparar os aríetes, para dar ordem de extermínio, para lançar gritos de guerra, para colocar os aríetes contra as portas, para elevar uma plataforma e levantar trincheiras.' 28Mas, aos olhos dos israelitas, isto é um oráculo falso, porque fizeram os juramentos mais santos; todavia ele recorda-lhes a sua traição e ameaça castigá-los.
29Por isso, diz o Senhor DEUS: Porque evocastes a vossa iniquidade, de maneira que as vossas perversidades se manifestaram e os vossos pecados se tornaram visíveis em todos os vossos actos, porque vos recordastes, sereis castigados. 30*E tu, príncipe de Israel, falso e pecador, cujo dia chegou no instante em que a iniquidade está no seu termo, 31assim fala o Senhor DEUS: 'Depõe a tiara, retira a coroa; as coisas vão mudar. O que se encontra em baixo será elevado, e o que está no alto será rebaixado. 32*Ruína, ruína, ruína, eis o que Eu farei à cidade. Ai dela! Ficará assim até chegar aquele a quem ela pertence por direito, e a quem Eu a confiar.'»

A espada de Deus contra os amonitas - 33*«E tu, filho de homem, profetiza e diz: Assim fala o Senhor DEUS contra os amonitas e contra os seus insultos. Proclama: 'Espada! Uma espada sai da bainha para o massacre, polida para destruir, para brilhar.' 34Enquanto cultivas visões falsas e oráculos enganadores, ela prepara-se para degolar os pecadores e os malvados, cujo dia chegou no instante em que a iniquidade está no seu termo.
35Espada, regressa à bainha! É no país onde foste criada, na terra da tua origem que Eu te julgarei. 36Derramarei sobre ti o meu furor, soprarei contra ti o fogo da minha cólera. Entregar-te-ei nas mãos dos homens bárbaros, daqueles que maquinam a destruição. 37Serás o pasto das chamas, o teu sangue correrá pelo país fora. Nunca mais se lembrarão de ti, porque Eu, o SENHOR, falei.»

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.