Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda

Inteligência Espiritual

Ezequiel 16

Infidelidade de Israel - 15*«Mas tu confiaste na tua beleza; serviste-te da tua fama para te prostituíres com os que passavam. 16Tomaste as tuas vestes e com elas fizeste 'lugares altos' de ricas cores, e lá em cima te prostituíste, como nunca se fez nem se fará. 17Tomaste as tuas jóias, feitas com o meu ouro e com a minha prata, e com elas fizeste imagens de homens, para te prostituíres com eles. 18Tomaste as tuas vestes bordadas e cobriste-as, e diante delas colocaste o meu azeite e o meu incenso. 19E o pão que Eu te dei, a flor de farinha, o azeite e o mel com que te alimentavas, ofereceste-os como odor agradável a elas - oráculo do Senhor DEUS. 20*Tomaste os teus filhos e as tuas filhas que me tinhas gerado, e sacrificaste-lhas como alimento. Não era, porventura, tudo isto prostituição?
21*Imolaste os meus filhos e entregaste-os fazendo-os passar pelo fogo, em honra delas. 22E não te lembraste do dia da tua juventude, em todas as tuas prostituições e práticas abomináveis, do tempo em que estavas nua, agitando-te no teu sangue.
23Depois de todas as tuas iniquidades - 'ai de ti!' 'ai de ti!' oráculo do Senhor DEUS - 24*sucedeu que construíste um 'sítio elevado' e edificaste 'lugares altos' em todas as praças. 25Fizeste um 'lugar alto' à entrada de cada caminho e aí profanaste a tua beleza, entregando o teu corpo a todos os que passavam, multiplicando as tuas prostituições. 26Prostituíste-te com os egípcios, teus vizinhos, de corpo vigoroso; para me irritar, multiplicaste as tuas prostituições.
27E então Eu estendi a minha mão contra ti e racionei a tua alimentação. Entreguei-te à mercê das tuas inimigas, as filhas dos filisteus, que se envergonhavam da tua má conduta. 28Prostituíste-te com os assírios e não te satisfizeste; prostituíste-te com eles, mas não te saciaste. 29Multiplicaste as tuas prostituições no país dos comerciantes, a Caldeia, e apesar de tudo não te saciaste.
30Como poderei purificar o teu fraco coração? - Oráculo do Senhor DEUS. Pois praticavas tudo isto, próprio de uma prostituta sem vergonha alguma. 31Quando construías um sítio à entrada de cada caminho e um 'lugar alto' em todas as praças, não eras como as prostitutas que andam à procura de salário? 32Eras a mulher adúltera que recebe os estrangeiros em lugar do seu marido.
33A todas as prostitutas se dá um presente; tu, porém, é que deste a todos os teus amantes um presente, pagaste-lhes para que viessem ter contigo de todas as partes, para se prostituírem contigo. 34Procedeste ao contrário das outras mulheres, nas tuas prostituições: tu é que procuravas quem se prostituísse contigo e ninguém corria atrás de ti; eras tu que pagavas e ninguém te recompensava. Agias ao contrário das outras mulheres.»

Castigo da adúltera - 35Por conseguinte, tu, prostituta, ouve a palavra do SENHOR. 36Assim fala o Senhor DEUS: «Porque descobriste a tua vergonha e revelaste a tua nudez nas tuas prostituições, diante dos teus amantes e de todos os teus ídolos abomináveis; e por causa do sangue dos teus filhos, que lhes deste, 37*por tudo isto, quero juntar todos os teus amantes aos quais agradaste, e todos os que amaste e odiaste; quero juntá-los de todos os lados, contra ti; vou descobrir a tua nudez diante deles, para que vejam a tua vergonha.
38Aplicar-te-ei o castigo das mulheres adúlteras e das sanguinárias; no meu furor e ciúme, entregar-te-ei à morte. 39Entregar-te-ei nas suas mãos, para que eles arrasem as tuas elevações e destruam os teus 'lugares altos'; despir-te-ão das tuas vestes, retirarão as tuas jóias e deixar-te-ão completamente nua. 40*Excitarão contra ti a multidão; hão-de lapidar-te e perfurar-te com as suas espadas. 41Queimarão as tuas casas e farão justiça contra ti, à vista de uma multidão de mulheres. Desse modo, porei termo às tuas prostituições e já não darás mais presentes a ninguém.
42Saciarei, assim, a minha ira contra ti; retirar-se-á de ti o meu ciúme; e depois, sossegarei e a minha cólera cessará. 43Porque não te lembraste dos dias da tua juventude e porque não fizeste senão irritar-me em excesso, eis que Eu, pela minha parte, farei cair a tua conduta sobre a tua cabeça - oráculo do Senhor DEUS. E tu não cometerás mais infâmias com todas as tuas prostituições.»

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.