Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Ezequiel 16


16 Faltas de Jerusalém ao longo da sua História (20; 23; Os 2) - 1Foi-me dirigida a palavra do SENHOR nestes termos:
2*«Filho de homem, dá a conhecer a Jerusalém as suas abominações e diz: 3*Assim fala o Senhor DEUS a Jerusalém: Pelas tuas origens e pelo teu nascimento, és da terra do cananeu. O teu pai era amorreu e a tua mãe hitita. 4No dia em que nasceste, não te cortaram o cordão umbilical, não foste lavada em água para seres purificada, não te friccionaram com sal nem te envolveram em faixas. 5Nenhum olhar teve piedade de ti, para te fazer uma só destas coisas, por compaixão por ti; mas deitaram-te em campo aberto, por repugnância de ti, no dia em que nasceste.»

O amor de Deus - 6*«Passei, então, junto de ti e vi que te agitavas em teu sangue. E disse-te: 'Vive em teu sangue.' 7*Fiz-te crescer como a erva dos campos; e ficaste grande; e cresceste, adquiriste uma beleza perfeita; os teus seios formaram-se e chegaste à puberdade; mas tu estavas nua, completamente nua.
8*Então, passei de novo perto de ti e vi-te; e eis que o teu tempo era o tempo dos amores. Estendi sobre ti a ponta do meu manto e cobri a tua nudez. Fiz, então, um juramento e estabeleci contigo uma aliança - oráculo do Senhor DEUS. E ficaste a ser minha. 9*Banhei-te em água, lavei o sangue que te cobria e ungi-te com azeite. 10Vesti-te com vestes bordadas, calcei-te sandálias de cabedal fino, cingi-te a cabeça com um véu de linho e cobri-te de seda. 11Ornei-te de jóias, pus-te braceletes nos pulsos e um colar ao pescoço. 12Coloquei-te um anel no nariz, brincos nas orelhas e uma coroa de ouro na cabeça.
13Ficaste, assim, ornada de ouro e prata; o teu vestido era de linho fino, de seda e recamado de bordados. Como alimento, tinhas a flor de farinha, o mel e o azeite. Tornaste-te extraordinariamente bela e chegaste à dignidade real.
14O teu nome espalhou-se entre as nações, graças à tua beleza; porque ela era perfeita, por causa do esplendor de que Eu te havia adornado» - oráculo do Senhor DEUS.

Infidelidade de Israel - 15*«Mas tu confiaste na tua beleza; serviste-te da tua fama para te prostituíres com os que passavam. 16Tomaste as tuas vestes e com elas fizeste 'lugares altos' de ricas cores, e lá em cima te prostituíste, como nunca se fez nem se fará. 17Tomaste as tuas jóias, feitas com o meu ouro e com a minha prata, e com elas fizeste imagens de homens, para te prostituíres com eles. 18Tomaste as tuas vestes bordadas e cobriste-as, e diante delas colocaste o meu azeite e o meu incenso. 19E o pão que Eu te dei, a flor de farinha, o azeite e o mel com que te alimentavas, ofereceste-os como odor agradável a elas - oráculo do Senhor DEUS. 20*Tomaste os teus filhos e as tuas filhas que me tinhas gerado, e sacrificaste-lhas como alimento. Não era, porventura, tudo isto prostituição?
21*Imolaste os meus filhos e entregaste-os fazendo-os passar pelo fogo, em honra delas. 22E não te lembraste do dia da tua juventude, em todas as tuas prostituições e práticas abomináveis, do tempo em que estavas nua, agitando-te no teu sangue.
23Depois de todas as tuas iniquidades - 'ai de ti!' 'ai de ti!' oráculo do Senhor DEUS - 24*sucedeu que construíste um 'sítio elevado' e edificaste 'lugares altos' em todas as praças. 25Fizeste um 'lugar alto' à entrada de cada caminho e aí profanaste a tua beleza, entregando o teu corpo a todos os que passavam, multiplicando as tuas prostituições. 26Prostituíste-te com os egípcios, teus vizinhos, de corpo vigoroso; para me irritar, multiplicaste as tuas prostituições.
27E então Eu estendi a minha mão contra ti e racionei a tua alimentação. Entreguei-te à mercê das tuas inimigas, as filhas dos filisteus, que se envergonhavam da tua má conduta. 28Prostituíste-te com os assírios e não te satisfizeste; prostituíste-te com eles, mas não te saciaste. 29Multiplicaste as tuas prostituições no país dos comerciantes, a Caldeia, e apesar de tudo não te saciaste.
30Como poderei purificar o teu fraco coração? - Oráculo do Senhor DEUS. Pois praticavas tudo isto, próprio de uma prostituta sem vergonha alguma. 31Quando construías um sítio à entrada de cada caminho e um 'lugar alto' em todas as praças, não eras como as prostitutas que andam à procura de salário? 32Eras a mulher adúltera que recebe os estrangeiros em lugar do seu marido.
33A todas as prostitutas se dá um presente; tu, porém, é que deste a todos os teus amantes um presente, pagaste-lhes para que viessem ter contigo de todas as partes, para se prostituírem contigo. 34Procedeste ao contrário das outras mulheres, nas tuas prostituições: tu é que procuravas quem se prostituísse contigo e ninguém corria atrás de ti; eras tu que pagavas e ninguém te recompensava. Agias ao contrário das outras mulheres.»

Castigo da adúltera - 35Por conseguinte, tu, prostituta, ouve a palavra do SENHOR. 36Assim fala o Senhor DEUS: «Porque descobriste a tua vergonha e revelaste a tua nudez nas tuas prostituições, diante dos teus amantes e de todos os teus ídolos abomináveis; e por causa do sangue dos teus filhos, que lhes deste, 37*por tudo isto, quero juntar todos os teus amantes aos quais agradaste, e todos os que amaste e odiaste; quero juntá-los de todos os lados, contra ti; vou descobrir a tua nudez diante deles, para que vejam a tua vergonha.
38Aplicar-te-ei o castigo das mulheres adúlteras e das sanguinárias; no meu furor e ciúme, entregar-te-ei à morte. 39Entregar-te-ei nas suas mãos, para que eles arrasem as tuas elevações e destruam os teus 'lugares altos'; despir-te-ão das tuas vestes, retirarão as tuas jóias e deixar-te-ão completamente nua. 40*Excitarão contra ti a multidão; hão-de lapidar-te e perfurar-te com as suas espadas. 41Queimarão as tuas casas e farão justiça contra ti, à vista de uma multidão de mulheres. Desse modo, porei termo às tuas prostituições e já não darás mais presentes a ninguém.
42Saciarei, assim, a minha ira contra ti; retirar-se-á de ti o meu ciúme; e depois, sossegarei e a minha cólera cessará. 43Porque não te lembraste dos dias da tua juventude e porque não fizeste senão irritar-me em excesso, eis que Eu, pela minha parte, farei cair a tua conduta sobre a tua cabeça - oráculo do Senhor DEUS. E tu não cometerás mais infâmias com todas as tuas prostituições.»

Jerusalém é pior que Sodoma e Gomorra - 44«Eis que todos os que citam provérbios, dirão de ti: 'Tal mãe, tal filha'. 45*Tu és bem a filha da tua mãe, que detestava o seu marido e os seus filhos; tu és bem a irmã das tuas irmãs, que detestavam os seus maridos e os seus filhos. A vossa mãe era hitita e o vosso pai amorreu. 46*A tua irmã mais velha é a Samaria, que fica ao norte, com as suas filhas; a tua irmã mais nova, que fica ao sul, é Sodoma, com as suas filhas.
47Mas tu não seguiste apenas os seus caminhos e não agiste apenas conforme as suas abominações; no teu modo de proceder, comportaste-te pior do que elas. 48Pela minha vida, diz o Senhor DEUS, Sodoma, tua irmã, e suas filhas não agiram como vós, tu e as tuas filhas. 49Eis em que consistiu o crime de Sodoma, tua irmã: orgulho, abundância de alimentos e insolência; estas foram as faltas que cometeu e as de suas filhas: não socorreram o pobre e o indigente. 50Pelo contrário, encheram-se de orgulho e praticaram coisas horríveis diante de mim; e por isso, Eu as fiz desaparecer, como viste. 51A Samaria não cometeu metade dos teus pecados; tu cometeste muito mais práticas abomináveis do que ela; assim, justificaste as tuas irmãs, por todas as abominações que cometeste.
52Portanto, carrega, tu também, a tua desonra, tu que intercedeste pelas tuas irmãs; por causa dos pecados, pelos quais te tornaste mais abominável do que elas, elas são mais justas do que tu. Tu, portanto, cobre-te de confusão e carrega a tua desonra, uma vez que justificaste as tuas irmãs.»

Edificação de Jerusalém e renovação da Aliança - 53*«Eu restabelecerei a sua situação, a situação de Sodoma e das suas filhas, a situação da Samaria e das suas filhas, e restabelecerei a tua situação no meio delas, 54para que carregues a tua desonra e te envergonhes, por causa do que fizeste, para consolação delas.
55A tua irmã Sodoma e as cidades suas filhas voltarão ao seu primeiro estado; também a Samaria com suas filhas voltará ao seu primeiro estado; e tu e tuas filhas voltareis igualmente ao vosso primeiro estado. 56A tua irmã Sodoma não era objecto de comentários na tua boca, nos teus dias de orgulho, 57antes de a tua nudez ser posta a descoberto? Agora também tu és objecto de escárnio para as filhas de Edom e para todos os que estão à tua volta, e para as filhas dos filisteus, que te insultam de perto.
58O teu opróbrio e as tuas abominações, deverás carregá-las - oráculo do SENHOR. 59*Porque assim fala o Senhor DEUS: Procedi para contigo como tu procedeste para comigo, pois foste infiel ao juramento, quebrando a aliança. 60Eu, pelo contrário, lembrar-me-ei da aliança que fiz contigo, no tempo da tua juventude e estabelecerei contigo uma aliança eterna.
61*Ao recordares a tua conduta, sentirás vergonha, quando receberes as tuas irmãs, as que são mais velhas e as que são mais novas do que tu, pois Eu dou-tas como filhas, mas não em virtude da tua aliança. 62Porque Eu estabelecerei contigo a minha aliança e, então, saberás que Eu sou o SENHOR, 63a fim de que te lembres de mim e sintas vergonha, e não abras mais a boca no meio da tua confusão, quando Eu te perdoar tudo o que fizeste» oráculo do Senhor DEUS.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.