Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Ezequiel 14


14 Contra os idólatras que consultam o profeta - 1*Alguns anciãos de Israel aproximaram-se de mim e sentaram-se à minha frente. 2E a palavra do SENHOR foi-me dirigida nestes termos: 3«Filho de homem, estas gentes puseram os seus ídolos no seu coração e colocam diante da sua face o escândalo que os faz pecar. Devo Eu deixar-me consultar por eles?
4*Por isso, fala com eles e diz-lhes: Assim fala o Senhor DEUS: Todo o homem da casa de Israel que pôs em seu coração ídolos e ergueu diante de si o escândalo que o faz pecar, quando vier ter com o profeta, a esse darei Eu, o SENHOR, uma resposta, de acordo com a multidão dos seus ídolos, 5para chamar à responsabilidade a casa de Israel, que se afastou de mim, por causa dos seus ídolos.
6Por isso, diz à casa de Israel: Assim fala o Senhor DEUS: Voltai, afastai-vos dos vossos ídolos e afastai-vos de todas as vossas abominações. 7*Porque todo o que é da casa de Israel, ou dos estrangeiros que habitam em Israel, que se afasta de mim ergue no seu coração os seus ídolos e coloca diante de si o escândalo que o faz pecar; se se dirige ao profeta para que ele me interrogue por si, Eu, o SENHOR, lhe responderei. 8Dirigirei a minha face contra este homem, e farei dele um sinal e um exemplo; e exterminá-lo-ei do meio do meu povo. Então, reconhecerão que Eu sou o SENHOR. 9E se o profeta se deixa seduzir e profere alguma palavra, isso quererá dizer que fui Eu quem o seduziu; estenderei a minha mão sobre ele e exterminá-lo-ei do meu povo de Israel.
10Carregarão, assim, o peso da sua culpa: o pecado do consulente e o do profeta serão iguais, 11para que a casa de Israel não se volte a afastar de mim nem se volte a manchar com os seus pecados. Eles serão o meu povo e Eu serei o seu Deus» - oráculo do Senhor DEUS.

Intercessão dos justos pelos pecadores (Gn 18; Ex 32; Nm 14) - 12Foi-me dirigida a palavra do SENHOR nestes termos: 13*«Filho de homem, se um país pecasse contra mim por revolta e Eu estendesse a minha mão contra ele, destruindo-lhe a sua reserva de pão; e se lhe enviasse a fome e exterminasse homens e animais, 14e se estivessem neste país estes três homens - Noé, Daniel e Job - estes homens salvariam a sua vida graças à sua justiça, oráculo do Senhor DEUS. 15Se Eu deixasse que os animais ferozes percorressem o país, de maneira que o despovoassem e dele fizessem um deserto, pelo qual ninguém pudesse passar, por causa dos seus animais, 16porém, estivessem nele aqueles três homens, pela minha vida, diz o Senhor DEUS, eles não poderiam salvar nem filhos nem filhas; apenas eles se salvariam, mas a terra tornar-se-ia um deserto. 17Ou, se Eu fizesse vir a espada sobre o país e dissesse: 'Que a espada atravesse o país, exterminando homens e animais', 18porém, se aqueles três homens estivessem lá, pela minha vida, não conseguiriam salvar nem filhos nem filhas e só eles se salvariam - oráculo do Senhor DEUS.
19Ou ainda, se Eu enviasse a peste sobre o país e espalhasse sobre ele a minha cólera com sangue, exterminando pessoas e animais, 20porém, se estivessem lá Noé, Daniel e Job, pela minha vida - oráculo do Senhor DEUS - eles não salvariam seus filhos e filhas, e apenas salvariam as suas vidas pela sua justiça.
21*Porque, assim fala o Senhor DEUS: Quando enviar as minhas quatro pragas mais terríveis contra Jerusalém, a espada, a fome, animais selvagens e peste, exterminando pessoas e animais, 22eis que haverá, apesar de tudo, um resto que escapará, que sairá da cidade, filhos e filhas. Eis que virão ter convosco: vereis, então, a sua conduta e as suas obras e haveis de vos consolar do mal que Eu fiz cair sobre Jerusalém e de tudo o que Eu lhe fiz. 23Eles vos consolarão, quando virdes a sua conduta e as suas obras. Então, reconhecereis que não fiz tudo isto em vão contra ela» oráculo do Senhor DEUS.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.