Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Ezequiel 12


12 Acção simbólica - 1Foi-me dirigida a palavra do SENHOR nestes termos: 2*«Filho de homem, tu moras no meio desta raça de gente rebelde que tem olhos para ver e não vê, ouvidos para ouvir e não ouve; porque são gente rebelde.
3*Tu, filho de homem, prepara a tua bagagem de emigrante e sai de dia, à vista deles. Sai do lugar onde te encontras, para outro lugar à vista deles. Talvez eles vejam; porque são gente rebelde. 4Prepararás as tuas coisas como bagagem de exilado, de dia, à vista deles; e sairás à tarde, à vista deles, como saem os exilados. 5*Faz um buraco na parede, à vista deles, e sai através dele. 6À vista deles, põe a bagagem aos ombros e sai na obscuridade. Cobre o rosto para não poderes ver o país, porque Eu faço de ti um símbolo para a casa de Israel.»
7Procedi conforme me foi ordenado; preparei as minhas coisas como bagagem de exilado e, à tarde, fiz um buraco na parede com a mão. Saí na obscuridade e carreguei a bagagem, à vista deles.

Destino do rei Sedecias (2 Rs 24,18-20; 2 Cr 36,11-13) - 8Foi-me dirigida a palavra do SENHOR, de manhã, nestes termos:
9«Filho de homem, não te perguntou a casa de Israel, a gente rebelde: 'Que fazes?' 10*Responde-lhes: Assim fala o Senhor DEUS: 'Este oráculo de ameaça é dirigido ao chefe de Jerusalém e a toda a casa de Israel que nela habita.' 11Diz: 'Eu sou para vós um sinal. Como eu fiz, assim vos será feito.' Eles irão para o exílio, para o cativeiro. 12*O príncipe que se encontra no meio deles carregará a bagagem ao ombro, na obscuridade, e sairá pelo muro, no qual será feito um buraco. Ele cobrirá o rosto para não ser visto por ninguém nem poder contemplar o país. 13Eu, porém, lançarei a minha rede e ele será apanhado nela; levá-lo-ei para a Babilónia, para o país dos Caldeus; mas ele não verá o país e ali morrerá. 14E tudo à sua volta, os seus colaboradores e as suas tropas, será disperso aos quatro ventos, e desembainharei a espada contra eles.
15Então, reconhecerão que Eu sou o SENHOR, quando os espalhar entre as nações e os dispersar pelos países estrangeiros. 16*Mas pouparei um resto de homens da espada, da fome e da peste, para que eles contem as suas abominações entre as nações, para onde seguirão. Então, reconhecerão que Eu sou o SENHOR.»

Angústia do cerco - 17*Foi-me dirigida a palavra de Deus nestes termos: 18«Filho de homem, comerás o teu pão a tremer e beberás a tua água na inquietação e na angústia.»
19E dirás ao povo do país: «Assim fala o Senhor DEUS aos habitantes de Jerusalém, que estão na terra de Israel: comerão o pão na aflição e beberão a água no meio de tormentos, porque o país e tudo o que existe será devastado por causa da violência de todos os seus habitantes. 20As cidades, que estão habitadas, ficarão desertas e o país será devastado. Então, reconhecerão que Eu sou o SENHOR.»

Realização próxima das ameaças - 21Foi-me dirigida a palavra do SENHOR nestes termos:
22*«Filho de homem, que significa este provérbio que repetis no país de Israel: 'Os dias sucedem-se e toda a visão fica sem efeito'? 23Por isso, diz-lhes: 'Assim fala o Senhor DEUS: Porei fim a este provérbio; não será mais usado em Israel.'
Diz-lhes, pelo contrário: 'Os dias aproximam-se e igualmente todas as visões se cumprem.'
24Porque não haverá mais visões enganadoras nem oráculos falsos, em Israel. 25Porque Eu, o SENHOR, falarei. O que Eu digo, cumprir-se-á sem demora. Sim, é em vossos dias, casa rebelde, que Eu direi a palavra e a realizarei» - oráculo do Senhor DEUS.
26Foi-me dirigida a palavra do SENHOR, nestes termos: 27«Filho de homem, eis que a casa de Israel diz: 'A visão que este tem é para dias longínquos; ele profetiza para tempos distantes.' 28Por isso, diz-lhes: Assim fala o Senhor DEUS: 'Todas as minhas palavras se cumprirão. A palavra que Eu digo vai realizar-se»oráculo do Senhor DEUS.'

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.