Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Êxodo 35


VI. CÓDIGO SACERDOTAL
(35,1-40,38; ver 25-31)

O Santuário e o Culto


35 O Sábado (20,8-11; Nm 15,32-36) - 1Moisés convocou toda a comunidade dos filhos de Israel, e disse-lhes: «O SENHOR ordenou que se faça o seguinte: 2*Trabalhareis seis dias, mas o sétimo será santo para vós, dia de completo repouso em honra do SENHOR. Quem fizer qualquer trabalho nesse dia, será condenado à morte. 3Em nenhuma das vossas casas acendereis fogo no dia de sábado.»

Ofertas para o santuário (25,1-9) - 4*Moisés disse a toda a comunidade dos filhos de Israel: «O SENHOR ordenou o seguinte: 5Retirai dos vossos bens uma parte, para oferecer ao SENHOR. Todo o homem de coração generoso deve apresentar, como oferta ao SENHOR, ouro, prata e cobre; 6púrpura violácea, púrpura escarlate, púrpura carmesim, linho fino, pêlo de cabra; 7peles de carneiro tingidas de vermelho, peles finas, madeira de acácia; 8azeite para o candelabro, aroma para óleo de unção e para o incenso odorífero; 9pedras de ónix e pedras de cravar, para guarnecer a insígnia e o peitoral.
10Depois, todos aqueles dentre vós que forem habilidosos venham executar o que o SENHOR ordenou: 11o santuário, com a sua tenda, a sua cobertura, as argolas, as pranchas, as travessas, as colunas e bases; 12a Arca, com os varais, o propiciatório e o véu protector; 13a mesa com os varais, todos os utensílios e os pães da oferenda; 14o candelabro e os acessórios, as lâmpadas e o azeite para o candelabro; 15o altar dos perfumes com os varais, o óleo de unção, o incenso aromático e a cortina para a porta de entrada do santuário; 16o altar dos holocaustos, com a sua grelha de cobre, os varais e todos os acessórios; a bacia com a sua base, 17as cortinas do átrio, as colunas, as bases e a cortina da porta do átrio; 18as cavilhas do santuário, a do átrio e os cordões; 19as vestes litúrgicas para o serviço litúrgico do santuário, os ornamentos sagrados do sacerdote Aarão, e as vestes dos seus filhos para as funções sacerdotais.»
20Toda a assembleia dos filhos de Israel se retirou da presença de Moisés, 21e todas as pessoas de boa vontade e coração generoso foram, depois, levar a sua oferta ao SENHOR, para a construção da tenda da reunião, para o serviço e para as vestes sagradas.
22Homens e mulheres, enfim, todos aqueles que tinham o coração generoso, apresentaram-se, levando argolas, brincos, pulseiras, colares, toda a espécie de objectos de ouro; cada um fez a apresentação de ouro ao SENHOR. 23Todos aqueles que tinham em sua casa púrpura violácea, e púrpura escarlate, púrpura carmesim, linho fino, pêlo de cabra, peles de carneiro tingidas de vermelho e peles finas, levaram-nas. 24Todos aqueles que puderam apresentar um contributo em prata ou em cobre, levaram-no ao SENHOR. Todos aqueles que tinham em suas casas madeiras de acácia, utilizáveis para as obras a executar, levaram-nas. 25Todas as mulheres habilidosas fiaram, com as próprias mãos, e levaram púrpura violácea, púrpura escarlate, púrpura carmesim e linho. 26Todas as mulheres habilidosas, e com predisposição para isso, fiaram o pêlo de cabra.
27Os chefes do povo levaram pedras de ónix e outras pedras de cravar, para a insígnia sacerdotal e o peitoral; 28aromas e óleo para o candelabro, para o óleo de unção e para o incenso aromático. 29Todos os filhos de Israel, homens ou mulheres, cujo coração estava inclinado a contribuir para qualquer das obras que o SENHOR, por intermédio de Moisés, tinha mandado fazer, levaram espontaneamente as suas ofertas ao SENHOR.

Os artistas (31,1-11) - 30Moisés disse aos filhos de Israel: «Sabei que o SENHOR escolheu Beçalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá. 31Encheu-o do espírito de Deus, que lhe deu sabedoria, inteligência e capacidade para toda a espécie de trabalho; 32tornou-o apto a idealizar obras, a trabalhar o ouro, a prata e o bronze; 33a gravar pedras e a cravá-las, a trabalhar a madeira e a executar toda a espécie de trabalho artístico. 34Concedeu-lhe também o dom de ensinar, assim como a Ooliab, filho de Aisamac, da tribo de Dan. 35Encheu-os de sabedoria e talento para executar todas as obras de escultura e de arte; para bordar em tecidos de púrpura violácea, de púrpura escarlate, de púrpura carmesim e de linho fino, e para levar a cabo, bem como planificar, toda a espécie de trabalhos.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.