Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Êxodo 29


29 Consagração dos sacerdotes (40,12-15; Lv 8,1-36; Heb 7,26-28) - 1*«Procederás como se segue, para os consagrares como sacerdotes ao meu serviço: 2separarás um novilho e dois carneiros sem defeito; pães sem fermento, tortas sem fermento amassadas com azeite, e filhós sem fermento, untadas de azeite. Tudo será preparado com flor de farinha de trigo. 3Colocá-los-ás num cesto, para serem oferecidos ao mesmo tempo que o novilho e os dois carneiros.
4Mandarás que Aarão e os seus filhos avancem até à entrada da tenda da reunião, e lavá-los-ás com água. 5Depois, tomarás as vestes e revestirás Aarão com a túnica, o manto da insígnia sacerdotal, a insígnia e o peitoral que apertarás com o cíngulo da insígnia. 6Impôr-lhe-ás a tiara na cabeça, e sobre a tiara colocarás o diadema santo. 7Tomarás o óleo da unção e, derramando-o sobre a sua cabeça, ungi-lo-ás. 8Mandarás aproximar os filhos e revesti-los-ás com as túnicas. 9Cingirás com o cíngulo Aarão e os seus filhos, aos quais imporás as tiaras. O sacerdócio pertencer-lhes-á por uma norma perpétua. É assim que sagrarás Aarão e os seus filhos.»

Sacrifícios de consagração (Ez 43,18-27) - 10Conduzirás o novilho para a frente da tenda da reunião. Aarão e os seus filhos imporão as mãos sobre a cabeça do novilho. 11Na presença do SENHOR, imolarás o novilho, à entrada da tenda da reunião. 12Molhando o teu dedo no sangue do novilho, ungirás as hastes do altar e derramarás todo o sangue na base do altar. 13Tomarás toda a gordura que cobre as entranhas, a membrana do fígado, os dois rins com a gordura que os envolve, e queimarás tudo sobre o altar. 14*Mas a carne do novilho, a sua pele e o seu excremento, hás-de queimá-los fora do acampamento: este é um sacrifício pelo pecado.
15Tomarás um dos carneiros, sobre a cabeça do qual Aarão e os seus filhos imporão as mãos. 16Depois de o teres imolado, tomarás o seu sangue e derramá-lo-ás sobre todos os lados do altar. 17Dividirás o carneiro em quartos e, depois de lhe teres lavado as entranhas e as patas, colocá-las-ás sobre os quartos e sobre a cabeça, 18e queimarás todo o carneiro sobre o altar. Este é um holocausto ao SENHOR, um sacrifício de agradável odor, consumido pelo fogo, em honra do SENHOR.
19Tomarás em seguida o outro carneiro, sobre a cabeça do qual Aarão e os seus filhos imporão as mãos. 20Depois de o teres imolado, tomarás do seu sangue e pô-lo-ás sobre o lóbulo da orelha direita de Aarão e sobre o lóbulo da orelha direita dos seus filhos, no polegar da mão direita, no dedo grande do pé direito de cada um deles; derramarás o resto do sangue sobre todos os lados do altar.
21Tomarás do sangue que estará sobre o altar e do óleo da unção e aspergirás Aarão e as suas vestes assim como os seus filhos e as suas vestes. Ele e as suas vestes assim como os seus filhos e as vestes ficarão consagrados. 22Extrairás a gordura do carneiro, a cauda, a gordura que envolve as entranhas, a membrana do fígado, os dois rins e a gordura que os rodeia, e a coxa direita, porque é um carneiro de consagração.
23Tomarás também do cesto com os pães sem fermento, depositado diante do SENHOR, um dos pães, uma das tortas e uma filhó. 24*Colocarás todas estas coisas nas mãos de Aarão e nas dos seus filhos, agitando-as diante do SENHOR. 25Depois, retomá-las-ás das suas mãos e queimá-las-ás sobre o altar, a seguir ao holocausto; este é um sacrifício de agradável odor oferecido ao SENHOR, sacrifício oferecido em sua honra.
26Tomarás o peito do carneiro que serviu para a consagração de Aarão e agitá-lo-ás em apresentação diante do SENHOR, e tornar-se-á a tua parte. 27Consagrarás, assim, do carneiro de consagração, que serviu para Aarão e para os seus filhos, o peito de apresentação e a coxa de tributo, agitando-a e elevando-a separadamente, 28a fim de que pertençam a Aarão e aos seus filhos, como um direito perpétuo, devido pelos israelitas, pois é uma oferta reservada; será a oferta reservada que os israelitas terão de oferecer, em honra do SENHOR, sobre os seus sacrifícios de comunhão.
29As vestes sagradas de Aarão servirão depois para os seus filhos; hão-de usá-las quando forem ungidos e investidos. 30Aquele dos seus filhos que lhe suceder como sacerdote, aquele que entrar na tenda da reunião para fazer o serviço no santuário, deverá usá-la durante sete dias.
31Tomarás o carneiro da consagração e cozerás a sua carne num lugar santo. 32Aarão e os seus filhos comerão, à entrada da tenda da reunião, a carne do carneiro e o pão que estará no cesto. 33Comerão assim o que serviu como expiação, quando forem investidos e consagrados; nenhum estrangeiro comerá destas coisas, porque são santas. 34Se ficar para o dia seguinte carne e pão da consagração, queimarás tudo quanto sobejar; ninguém o comerá, porque está santificado.
35Relativamente a Aarão e aos seus filhos, procederás como te ordenei; investi-los-ás durante sete dias. 36Imolarás diariamente um novilho em sacrifício expiatório, além dos sacrifícios precedentes. Com este sacrifício expiatório purificarás o altar e, depois, ungi-lo-ás para o consagrar. 37*Purificarás durante sete dias o altar, consagrá-lo-ás e ele será santíssimo, e tudo quanto nele tocar será sagrado.»

Holocausto perpétuo (Lv 6,2-6; Nm 28,3-8; Ez 46,13-15) - 38Sobre o altar oferecerás o seguinte: dois cordeiros de um ano, diariamente e para sempre. 39Oferecerás um destes cordeiros de manhã e oferecerás o outro cordeiro ao entardecer. 40*Com o primeiro cordeiro, oferecerás um décimo de efá de flor de farinha, amassada com um quarto de hin de azeite puro de azeitonas e uma libação de um quarto de hin de vinho. 41Oferecerás o segundo cordeiro ao entardecer, acompanhado de uma oferta e de uma libação iguais às da manhã, em sacrifício de agradável odor ao SENHOR.
42Este holocausto será perpétuo e deve ser oferecido por vós, de geração em geração, à entrada da tenda da reunião, diante do SENHOR, no lugar em que me encontrarei convosco, para te falar.
43É nesse lugar que me encontrarei com os filhos de Israel, e será um lugar santificado pela minha glória. 44Sim, santificarei a tenda da reunião e o altar; santificarei também Aarão e os seus filhos, para que exerçam o meu sacerdócio. 45*Residirei entre os filhos de Israel e serei o seu Deus. 46Saberão que Eu, o SENHOR, sou o seu Deus, que os tirei da terra do Egipto, para residir no meio deles; Eu, o SENHOR, seu Deus.»

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.