Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda

Inteligência Espiritual

Êxodo 13

13 Lei dos primogénitos (22,28-29; 34,19-20; Nm 3,12-13; 8,16-18; Lc 2,23-24) - 1O SENHOR falou a Moisés, dizendo: 2«Consagra-me todo o primogénito, aquele que abre o ventre materno, entre os filhos de Israel, dos homens e dos animais. Ele é para mim.»

A Páscoa dos Ázimos (23,15; Lv 23,5-9) - 3*Moisés disse ao povo: «Recorda-te deste dia em que saíste do Egipto, da casa da servidão, pois foi com mão forte que o SENHOR te fez sair daqui. Não se comerá pão fermentado. 4*É hoje que vós saís, no mês de Abib. 5*Quando o SENHOR te fizer entrar na terra do cananeu, do hitita, do amorreu, do heveu e do jebuseu, que jurou aos teus pais dar-te a ti, terra que mana leite e mel, farás este serviço cultual neste mês. 6Durante sete dias comer-se-á pães sem fermento, e no sétimo dia haverá uma festa para o SENHOR. 7Comer-se-á pães sem fermento durante sete dias, e não se verá contigo pão fermentado, e não se verá contigo fermento em todo o teu território. 8*Explicarás naquele dia ao teu filho, dizendo: 'É por causa daquilo que o SENHOR fez por mim quando saí do Egipto'.
9*E será para ti como um sinal sobre a tua mão e como um memorial entre os teus olhos, para que esteja a lei do SENHOR na tua boca, porque foi com mão forte que o SENHOR te fez sair do Egipto. 10Observarás esta prescrição no tempo estabelecido, ano após ano.»

Os primogénitos (22,28-29; 34,19-20; Nm 3,12-13; 8,16-18; Lc 2,23-24) - 11«Quando o SENHOR te fizer entrar na terra do cananeu, como jurou a ti e aos teus pais, e ta tiver dado, 12consagrarás ao SENHOR todo o ser que abre o ventre materno e toda a primeira cria que os animais te derem: os machos são para o SENHOR. 13*Toda a primeira cria do jumento, resgatá-la-ás com um animal do rebanho; se não a resgatares, quebrar-lhe-ás a nuca. Todo o primogénito do homem, entre os teus filhos, resgatá-lo-ás. 14E se amanhã o teu filho te perguntar, dizendo: 'O que é isto?', dir-lhe-ás: 'Foi com mão forte que o SENHOR nos fez sair do Egipto, da casa da servidão. 15E porque o faraó era duro em deixar-nos partir, o SENHOR fez morrer todos os primogénitos na terra do Egipto, desde os primogénitos dos homens até aos primogénitos dos animais. É por isso que eu ofereço em sacrifício ao SENHOR todo o macho que abre o ventre materno e resgato todo o primogénito dos meus filhos'.
16Será como um sinal sobre a tua mão e como um frontal entre os teus olhos, pois foi com mão forte que o SENHOR nos fez sair do Egipto.»

Partida (12,37-51; Nm 33,3-5) - 17E aconteceu que, quando o faraó deixou partir o povo, Deus não o conduziu pela estrada da terra dos filisteus, embora fosse a mais curta, pois Deus disse: «Que o povo não se arrependa perante uma batalha e volte para o Egipto.» 18*E Deus desviou o povo para a estrada do deserto do Mar dos Juncos. Preparados para o combate, os filhos de Israel subiram da terra do Egipto.
19*Moisés tomou consigo os ossos de José, porque ele tinha feito jurar os filhos de Israel, dizendo: «Deus há-de visitar-vos, e vós fareis que os meus ossos saiam daqui convosco.»
20Eles partiram de Sucot e acamparam em Etam, no limite do deserto.
21*O SENHOR caminhava diante deles; durante o dia, numa coluna de nuvem para os conduzir na estrada, e de noite, numa coluna de fogo para os alumiar, para que pudessem caminhar de dia e de noite. 22A coluna de nuvem não se retirou de diante do povo durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.