Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda

Inteligência Espiritual

Deuteronómio 8

8 Leis da pedagogia divina - 1*«Praticarás todos os mandamentos que eu hoje te imponho, para viveres, te tornares numeroso e entrares na posse da terra que o SENHOR prometeu por juramento a teus pais. 2*Recorda-te de todo esse caminho que o SENHOR, teu Deus, te fez percorrer durante quarenta anos pelo deserto, a fim de te humilhar, para te experimentar, para conhecer o teu coração e ver se guardarias ou não os seus mandamentos. 3*Ele te humilhou e fez passar fome; depois, alimentou-te com esse maná, que nem tu nem teus pais conhecíeis, para te ensinar que nem só de pão vive o homem; de tudo o que sai da boca do SENHOR é que o homem viverá. 4*A tua roupa não envelheceu sobre ti e os teus pés não incharam durante esses quarenta anos.
5Reconhecerás, então, no teu coração que, tal como um homem educa o seu filho, assim o SENHOR, teu Deus, te educa. 6Observarás os mandamentos do SENHOR, teu Deus, andando nos seus caminhos e temendo-o.»

As tentações da prosperidade - 7«O SENHOR, teu Deus, vai introduzir-te numa terra óptima, terra de torrentes de água, de fontes e de nascentes profundas, que jorram por vales e montes; 8terra de trigo, cevada, uvas, figos, romãs; terra de azeite e mel; 9*terra onde comerás pão com segurança, onde nada te faltará, onde as pedras são de ferro e de cujas montanhas extrairás cobre. 10Então comerás e ficarás saciado, agradecendo ao SENHOR, teu Deus, pela terra óptima que te deu.
11Toma cuidado em não esquecer o SENHOR, teu Deus, observando os seus mandamentos, preceitos e leis, que hoje te ordeno. 12Não suceda que, depois de teres comido e estares saciado, decidas construir boas casas para nelas habitar, 13aumentar o teu gado miúdo e graúdo, acumular a tua prata e o teu ouro e multiplicar tudo o que te pertence. 14*Então, o teu coração se tornaria soberbo e tu esquecerias o SENHOR, teu Deus, que te tirou da terra do Egipto, da casa de servidão. 15Foi Ele quem te conduziu através desse deserto grande e temível, de serpentes venenosas e escorpiões, lugar árido, onde não há água. Foi Ele quem fez jorrar, para ti, água do rochedo duro. 16Foi Ele quem te alimentou neste deserto com um maná desconhecido dos teus pais, para te humilhar, para te pôr à prova e, no futuro, te tornar feliz. 17Poderias dizer no teu coração: 'Foi a minha força e o poder do meu braço que me proporcionaram esta riqueza'. 18Lembra-te, porém, do SENHOR, teu Deus, porque Ele é que te dará força para fazeres riqueza, a fim de confirmar, como faz hoje, a sua aliança que jurou a teus pais.
19Mas, se esqueceres o SENHOR, teu Deus, e fores atrás de deuses estranhos, adorando-os e prestando-lhes culto, desde já te declaro que serás destruído. 20Como os povos que o SENHOR destruiu diante de ti, assim perecerás, por não teres ouvido a voz do SENHOR, teu Deus!»

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.