Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Deuteronómio 7


7 Lei da separação e consagração - 1*«Quando o SENHOR, teu Deus, te tiver introduzido na terra da qual vais tomar posse, e tiver desalojado diante de ti povos numerosos: o hitita, o guirgaseu, o amorreu, o cananeu, o perizeu, o heveu e o jebuseu, sete povos maiores e mais poderosos do que tu; 2quando o SENHOR, teu Deus, tos tiver entregado e tu os tiveres vencido, então, votá-los-ás à destruição. Não farás nenhum pacto com eles nem terás pena deles. 3Não farás alianças de casamento com nenhum deles; não darás a tua filha ao seu filho, nem desposarás a sua filha com o teu filho. 4Isso desviaria o teu filho de mim, eles adorariam deuses estranhos e a cólera do SENHOR inflamar-se-ia contra vós e vos exterminaria rapidamente. 5*Pelo contrário, procedereis assim com eles: destruireis os seus altares, quebrareis os seus monumentos, cortareis os seus postes sagrados e queimareis no fogo os seus ídolos. 6*Tu és um povo consagrado ao SENHOR, teu Deus. Na verdade, o SENHOR, teu Deus, escolheu-te para seres para Ele um povo particular entre todos os povos que há sobre a face da terra.»

Eleição de Israel - 7«Não foi por serdes mais numerosos que outros povos que o SENHOR se agradou de vós e vos escolheu; vós até éreis o mais pequeno de todos os povos. 8Porque o SENHOR vos ama e é fiel ao juramento que fez a vossos pais, por isso, é que, com mão forte, vos tirou e vos salvou da casa da servidão, da mão do faraó, rei do Egipto. 9Reconhece, pois, que o SENHOR, teu Deus, é que é Deus, o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade para com os que o amam e observam os seus mandamentos até à milésima geração. 10Ele castiga, porém, a cada um dos seus inimigos, fazendo-os perecer; não tardará em dar castigo a cada um dos que o odeiam.
11Observarás, pois, os mandamentos, as leis e os preceitos, que Eu hoje te mando pôr em prática.
12*Se observares estes preceitos, os guardares e cumprires, o SENHOR, teu Deus, também será fiel à aliança e bondade que jurou aos teus pais. 13Ele te amará, abençoará e há-de multiplicar; abençoará o fruto das tuas entranhas e o fruto da tua terra: o teu trigo, o teu vinho novo, o teu azeite, as crias do teu gado miúdo e graúdo, na terra que jurou aos teus pais, que te havia de dar.
14Serás abençoado entre todos os povos; não haverá entre vós esterilidade, nem entre os humanos nem entre os animais. 15O SENHOR afastará de ti qualquer doença e não te infligirá nenhuma dessas terríveis pragas do Egipto que conheceste, e com as quais castigará os teus adversários. 16Destruirás, pois, todos os povos que o SENHOR, teu Deus, te entregar; não olharás para eles com piedade nem adorarás os seus deuses, porque isso seria para ti uma armadilha.
17Se disseres no teu coração: 'Estas nações são mais numerosas do que eu; como poderemos desalojá-las?' 18Não tenhas medo delas. Recorda-te do que fez o SENHOR, teu Deus, ao faraó e a todo o Egipto: 19as grandes provas que os teus olhos viram, os sinais e prodígios daquela mão forte e daquele braço estendido com os quais o SENHOR, teu Deus, te libertou. Assim fará o SENHOR a todos os povos diante dos quais tens medo. 20Além disso, o SENHOR, teu Deus, mandará vespas contra eles, a fim de acabar com os sobreviventes que se esconderem de ti. 21Não tremas, pois, diante deles, porque o SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, um Deus grande e temível. 22Pouco a pouco, o SENHOR, teu Deus, afastará esses povos da tua frente; não poderás destruí-los rapidamente, para não se multiplicarem os animais selvagens à volta de ti. 23Mas o SENHOR, teu Deus, tos entregará e espalhará entre eles um grande pânico, até serem destruídos. 24Entregará os seus reis nas tuas mãos e fará desaparecer a memória deles debaixo dos céus. Ninguém te poderá resistir, até os teres exterminado. 25Queimarás no fogo as imagens dos seus deuses. Não cobiçarás a prata ou o ouro que as cobre, nem tomarás isso para ti, para não caíres em tal armadilha, pois são uma abominação para o SENHOR, teu Deus. 26Não introduzas tal abominação em tua casa, porque serias votado à destruição como ela: considerá-la-ás como imunda e abominável, pois é coisa votada à destruição.»

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.