Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Deuteronómio 6


6 Exortações ao amor de Deus - 1«Estes são os mandamentos, as leis e os preceitos que o SENHOR, vosso Deus, ordenou que vos ensinasse para os cumprirdes na terra onde ides entrar, para dela tomar posse. 2Portanto, deves temer o SENHOR, teu Deus, cumprindo todas as suas leis e mandamentos que te ordeno, tu, os teus filhos e os filhos dos teus filhos, por todos os dias da tua vida, a fim de que os teus dias se prolonguem. 3Portanto, Israel, escuta e tem cuidado em cumprir o que será bom para ti e vos fará multiplicar muito na terra onde corre leite e mel, como te prometeu o SENHOR, Deus dos teus pais.
4*Escuta, Israel! O SENHOR é nosso Deus; o SENHOR é único! 5*Amarás o SENHOR, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. 6Estes mandamentos que hoje te imponho estarão no teu coração. 7Repeti-los-ás aos teus filhos e reflectirás sobre eles, tanto sentado em tua casa, como ao caminhar, ao deitar ou ao levantar. 8*Atá-los-ás, como símbolo, no teu braço e usá-los-ás como filactérias entre os teus olhos. 9Escrevê-los-ás sobre as ombreiras da tua casa e nas tuas portas.»

Não esquecer Deus, o Libertador - 10*«Quando o SENHOR, teu Deus, te introduzir na terra que vos há-de dar, como jurou a teus pais, Abraão, Isaac e Jacob, terra de grandes e belas cidades, que não edificaste, 11com casas repletas de bens que não juntaste, com cisternas abertas que não cavaste, com vinhas e oliveiras que não plantaste; então comerás e ficarás saciado. 12Guarda-te, porém, de esquecer o SENHOR que te tirou da terra do Egipto, da casa da servidão!
13*Ao SENHOR, teu Deus, adorarás, a Ele servirás, e pelo seu nome jurarás. 14Não ireis atrás de outras divindades, deuses dos povos que vos rodeiam, 15*pois o SENHOR, teu Deus, que está no meio de ti é um Deus ciumento. Que não se inflame a ira do SENHOR contra ti e te extermine da face da terra. 16*Não tenteis o SENHOR vosso Deus, como o tentastes em Massá. 17Guardareis com cuidado os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, as instruções e leis que Ele vos ordenou. 18Fareis o que é recto e bom aos olhos do SENHOR, para serdes felizes e tomardes posse da terra óptima, que o SENHOR prometeu com juramento a vossos pais, 19ao perseguir todos os vossos inimigos à vossa frente, como o SENHOR prometeu.
20Quando, amanhã, os teus filhos te perguntarem que regras, leis e preceitos são estes que o SENHOR, nosso Deus, vos impôs, 21dirás, então, aos teus filhos: 'Éramos escravos do faraó, no Egipto, e o SENHOR tirou-nos do Egipto com mão forte. 22À nossa vista, o SENHOR fez sinais, prodígios enormes e terríveis no Egipto contra o faraó e toda a sua casa. 23Quanto a nós, tirou-nos de lá, para nos introduzir aqui e nos dar a terra que prometera em juramento a nossos pais. 24O SENHOR ordenou-nos, então, que puséssemos em prática todas estas leis, que temêssemos o SENHOR, nosso Deus, a fim de sermos eternamente felizes, para nos conservar a vida, como acontece hoje. 25Desse modo, seremos justos, porque tomámos cuidado em praticar todos estes mandamentos diante do SENHOR, nosso Deus, como Ele nos ordenou.»
 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.