Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Deuteronómio 4


4 Exortação à observância da Lei (Ex 19-20) - 1«Agora, Israel, ouve as leis e os preceitos que eu hoje vos ensino. Ponde-os em prática para que vivais e chegueis a possuir a terra que o SENHOR, Deus dos vossos pais, vos há-de dar. 2Nada acrescentareis ao que hoje vos prescrevo e nada eliminareis, guardando os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, tal como eu vos prescrevo. 3Os vossos próprios olhos viram o que o SENHOR fez em Baal-Peor: o SENHOR, vosso Deus, exterminou do meio de vós todos aqueles que seguiram Baal-Peor.
4Mas vós, que permanecestes fiéis ao SENHOR, vosso Deus, estais hoje todos vivos! 5Vede: ensinei-vos leis e preceitos, como o SENHOR, meu Deus, me ordenou; assim fareis na terra que ides possuir. 6*Observai-os e ponde-os em prática, porque isso manifestará a vossa sabedoria e a vossa inteligência aos olhos dos povos que, ao terem conhecimento de todas estas leis, dirão: 'Que povo sábio e inteligente é esta grande nação!' 7Com efeito, que grande nação haverá que tenha um deus tão próximo de si como está próximo de nós o SENHOR, nosso Deus, sempre que o invocamos? 8E que grande nação haverá, que possua leis e preceitos tão justos como esta lei que eu hoje vos apresento? 9*Toma, pois, cuidado contigo! Guarda-te bem de esquecer os factos que os teus olhos viram; que eles nunca se afastem do teu coração em todos os dias da tua vida. Ensina-os aos teus filhos e aos filhos dos teus filhos.
10*No dia em que te apresentaste diante do SENHOR, teu Deus, no Horeb, o SENHOR disse-me: 'Convoca o povo para junto de mim, a fim de ouvirem as minhas palavras, aprenderem a temer-me durante todo o tempo da sua vida na terra e assim ensinarem aos seus filhos.' 11Aproximastes-vos, então, e ficastes junto do monte; o monte estava abrasado em fogo, que se erguia até ao mais alto dos céus, coberto de nuvens e de nevoeiro. 12O SENHOR falou-vos do meio do fogo; ouvistes o som das palavras, mas não vistes figura alguma. Era uma voz apenas. 13*Ele deu-vos a conhecer a sua aliança, ordenando-vos que cumprísseis os dez mandamentos que Ele escreveu em duas tábuas de pedra. 14O SENHOR ordenou-me, então, que vos ensinasse as leis e os preceitos que deveis cumprir na terra para onde ides, para tomardes posse dela.»

Proibição da idolatria (Nm 25,1-18) - 15«Tomai muito cuidado convosco, pois não vistes imagem alguma no dia em que o SENHOR vos falou no Horeb do meio do fogo. 16Portanto, não vos deixeis corromper, fabricando para vós imagem esculpida de qualquer ídolo, masculino ou feminino, 17representação de qualquer animal terrestre, representação de qualquer ave que voe nos céus, 18representação de qualquer réptil que rasteje pelo chão, ou de qualquer peixe que viva nas águas, debaixo da terra. 19Quando ergueres os olhos para o céu e vires o Sol, a Lua, as estrelas, todo o exército celeste, guarda-te de te prostrares diante deles e de os adorar, porque foi o SENHOR, teu Deus, que os deu em partilha a todos os povos que estão debaixo dos céus. 20Mas a vós, o SENHOR tomou-vos e tirou-vos da fornalha de ferro, do Egipto, para serdes para Ele o povo da sua herança, como acontece hoje. 21O SENHOR irritou-se comigo por causa das vossas palavras; jurou que eu não passaria o Jordão e que não entraria na terra óptima que o SENHOR, teu Deus, te vai dar em herança. 22Eu morrerei, pois, nesta terra, sem atravessar o Jordão; mas vós passareis e tomareis posse dessa terra óptima. 23Tomai cuidado em não esquecer a aliança que o SENHOR, vosso Deus, contraiu convosco e em não fazerdes para vós qualquer imagem esculpida, porque o SENHOR, teu Deus, assim o ordenou. 24*O SENHOR, teu Deus, é um fogo devorador; Ele é um Deus ciumento.»

A bondade de Deus - 25«Quando tiverdes gerado filhos e netos e envelhecerdes nessa terra, se vos corromperdes, fabricando qualquer imagem esculpida, fazendo o mal aos olhos do SENHOR, vosso Deus, provocando a sua ira, 26tomo hoje os céus e a terra como testemunhas contra vós de que não tardareis a desaparecer da terra, cuja posse ides tomar agora, ao passar o Jordão; os vossos dias não se prolongarão ali, mas sereis exterminados. 27O SENHOR dispersar-vos-á entre os povos e ficareis reduzidos a poucos entre as nações, para onde o SENHOR vos conduzirá, 28*se lá adorardes deuses, obra das mãos dos homens, deuses de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, não comem, nem têm olfacto. 29Então recorrerás ao SENHOR, teu Deus, e tornarás a encontrá-lo, se o procurares com todo o teu coração e com toda a tua alma. 30No meio da tua angústia, quando passares por todas essas coisas, com o correr do tempo, voltarás para o SENHOR, teu Deus, e escutarás a sua voz. 31*O SENHOR, teu Deus, é um Deus misericordioso, não te abandonará, não te destruirá, e não se esquecerá da aliança que jurou aos teus pais.»

O esplendor de Deus - 32*«Na verdade, interroga os tempos antigos que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra. Pergunta se jamais houve, de uma extremidade à outra do céu, coisa tão extraordinária como esta, ou se jamais se ouviu coisa semelhante. 33*Sabes, porventura, de algum povo que tenha ouvido a voz de Deus falando do meio do fogo, como tu ouviste, e tenha continuado a viver? 34*Algum experimentou Deus a escolher para si um povo dentre outros povos, por meio de milagres, sinais e prodígios, combatendo com mão forte e braço estendido, com terríveis portentos, conforme tudo o que fez por vós o SENHOR, vosso Deus, no Egipto, diante dos teus olhos?
35*Tu viste e ficaste a conhecer que Ele, o SENHOR, é Deus e que não há outro além dele. 36Do céu, fez-te ouvir a sua voz para te instruir; sobre a terra, mostrou-te a grandeza do seu fogo, e tu ouviste as palavras vindas do meio do fogo. 37E, porque amou os teus antepassados e escolheu a sua descendência depois deles, tirou-te do Egipto com a força do seu grande poder: 38desalojou, à tua frente, povos mais numerosos e mais fortes do que tu para te introduzir nas suas terras e dar-tas em herança, como acontece hoje. 39Reconhece, agora, e medita no teu coração, que só o SENHOR é Deus, tanto no alto do céu como em baixo, sobre a terra, e que não há outro. 40Cumprirás, pois, as suas leis e os seus mandamentos, que eu hoje te prescrevo, para seres feliz, tu e os teus filhos depois de ti, e para que se prolongue a tua existência sobre a terra que o SENHOR, teu Deus, te dará para sempre».

Cidades de refúgio (19,1-13; Nm 35,9-34) - 41Foi então que Moisés designou três cidades além do Jordão, a oriente, 42para servirem de refúgio ao homicida que tiver matado o seu próximo, sem premeditação e sem o ter odiado antes. Refugiando-se numa dessas cidades, poderia salvar a vida: 43Bécer, no deserto, que, por direito, pertencia à tribo de Rúben; Ramot, em Guilead, que pertencia à tribo de Gad, e Golan, em Basan, que pertencia à tribo de Manassés.

II. SEGUNDO DISCURSO
(4,44-28,68)


44Esta é a lei que Moisés expôs aos filhos de Israel. 45Estes são os mandamentos, as leis e os preceitos que propôs Moisés aos filhos de Israel, quando eles saíram do Egipto, 46além do Jordão, no vale em frente a Bet-Peor, na terra de Seon, rei dos amorreus, que residia em Hesbon.
Este foi vencido por Moisés e pelos filhos de Israel quando saíram do Egipto,
47de forma que tomaram posse da terra dele e da de Og, rei de Basan, ambos reis dos amorreus, na região a oriente do Jordão, 48desde Aroer, que está na margem do rio Arnon, até ao monte Síon, que é o Hermon, 49e toda a Arabá além do Jordão, a oriente, até ao mar de Arabá, nas encostas do Pisga.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.