Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Deuteronómio 29


29 1*Moisés convocou todo o Israel e disse-lhes: «Vistes tudo o que o SENHOR fez diante dos vossos olhos na terra do Egipto, ao faraó, aos seus servos e a todo o país: 2as grandes provações que os vossos olhos viram, esses sinais e prodígios extraordinários. 3*Até hoje, porém, o SENHOR não vos tinha dado coração para entender, olhos para ver, nem ouvidos para ouvir. 4Eu vos conduzi durante quarenta anos pelo deserto, mas as roupas que vestíeis não se gastaram, e o calçado não se rompeu nos vossos pés. 5*Não foi pão que comestes, não foi vinho nem bebida alcoólica que bebestes, para saberdes que Eu sou o SENHOR, vosso Deus.
6Chegastes a esta região, e Seon, rei de Hesbon, e Og, rei de Basan, saíram ao nosso encontro para nos fazer guerra, mas nós derrotámo-los. 7Tomámos a terra deles e demo-la em herança a Rúben, a Gad e à metade da tribo de Manassés. 8Guardareis, pois, as palavras desta Aliança e as cumprireis, para serdes bem sucedidos em tudo o que fizerdes.
9Todos vós estais hoje na presença do SENHOR, vosso Deus - os vossos chefes, as vossas tribos, os vossos anciãos, os vossos oficiais, todos os cidadãos de Israel, 10os vossos filhos, as vossas mulheres e o estrangeiro, que está no meio do vosso acampamento, desde o vosso rachador de lenha até ao vosso carregador de água - 11a fim de entrardes na Aliança do SENHOR, vosso Deus, feita com juramento, Aliança que o SENHOR, vosso Deus, estabelece hoje convosco, 12para vos constituir hoje como seu povo e ser Ele próprio, o SENHOR, o vosso Deus, como vos prometeu e como jurou a vossos pais, Abraão, Isaac e Jacob. 13E não é só convosco que eu firmo esta aliança e este juramento; 14é também com todos aqueles que hoje estão aqui junto de nós, na presença do SENHOR, nosso Deus, e ainda com todos aqueles que hoje não estão aqui connosco. 15Vós sabeis bem como vivemos na terra do Egipto e o que passámos no meio dos povos por onde andámos. 16Vistes as suas abominações e os ídolos de madeira e de pedra, de prata e de ouro, que eles tinham consigo.
17Não haja entre vós homem ou mulher, família ou tribo, cujo coração se afaste hoje do SENHOR, nosso Deus, para servir aos deuses desses povos; não haja entre vós raiz que produza frutos venenosos ou amargos. 18*Quando ouvir as palavras deste juramento, ninguém se felicite em seu coração, dizendo: 'Terei paz, mesmo que siga a obstinação do meu coração', pois 'terra regada já não tem sede.' 19O SENHOR jamais lhe perdoará, pois aumentará a ira do SENHOR e a sua cólera contra esse homem; todas as maldições escritas neste livro cairão sobre ele, e o SENHOR apagará o seu nome de debaixo do céu. 20O SENHOR o separará, para sua desgraça, de todas as tribos de Israel, conforme todas as maldições da Aliança escritas no livro desta Lei.»

Castigo da infidelidade - 21«Então, a geração vindoura dos vossos filhos, os que vierem depois de vós, e o estrangeiro, que vier de uma terra longínqua, ao verem as pragas dessa terra e as calamidades que o SENHOR fará cair sobre ela, interrogar-se-ão. 22*Enxofre e sal queimarão toda a terra; não poderá ser semeada nem regada, e nem uma erva crescerá nela, destruída como Sodoma, Gomorra, Adamá e Seboim, que o SENHOR destruiu na sua ira e no seu furor.
23Então todos esses povos perguntarão: 'Porque terá o SENHOR tratado assim esta terra? Porque se inflamou com tão grande ira?' 24Ser-lhes-á respondido: 'Porque abandonaram a Aliança que o SENHOR, Deus de seus pais, fizera com eles, quando os tirou da terra do Egipto; 25serviram outros deuses e prestaram-lhes culto, deuses que não conheciam e não eram sua herança. 26A ira do SENHOR inflamou-se contra essa terra, a ponto de descarregar sobre ela todas as maldições escritas neste livro. 27O SENHOR, com ira, furor e grande indignação, arrancou-os da sua terra e exilou-os para uma terra estranha até este dia.' 28As coisas ocultas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, mas aquilo que Ele revelou é para nós e para os nossos filhos eternamente, a fim de cumprirmos todas as palavras desta Lei.»

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.