Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Deuteronómio 12


12 Leis acerca do culto (12,1-16,17) - 1«Eis as leis e os preceitos que devereis pôr em prática na terra que o SENHOR, Deus de vossos pais, vos deu em propriedade; guardai-os todos os dias da vossa vida. 2*Destruí todos os santuários em que os povos, por vós desalojados, tiverem prestado culto aos seus deuses, nos altos montes, nas colinas e debaixo das árvores frondosas. 3Derrubai os altares, quebrai os monumentos, queimai os bosques sagrados e abatei as imagens dos seus deuses; fazei desaparecer daquela terra a sua lembrança.
4Não procedereis com o SENHOR, vosso Deus, à maneira desses povos; 5só devereis ir invocar o SENHOR, vosso Deus, no lugar que Ele escolher entre todas as vossas tribos para aí firmar o seu nome e a sua morada. 6Apresentareis ali os vossos holocaustos, os vossos sacrifícios, os vossos dízimos, os tributos das vossas mãos, os vossos votos e as primícias do vosso gado graúdo e miúdo. 7Ali é que os consumireis diante do SENHOR, vosso Deus, e gozareis, vós e as vossas famílias, de todos os bens que as vossas mãos adquirirem com a bênção do SENHOR, vosso Deus.
8Não procedereis como actualmente nós procedemos, agindo cada um conforme lhe convém, 9porque não entrastes ainda no vosso repouso e na posse da herança que o SENHOR, vosso Deus, vos há-de dar. 10Passareis o Jordão e habitareis na terra que o SENHOR, vosso Deus, vos há-de dar como herança. Ele vos dará repouso, livrando-vos de todos os inimigos que vos cercam, e fará com que vivais em segurança.
11*Então, no lugar escolhido pelo SENHOR, vosso Deus, para ali estabelecer a sua morada, é que apresentareis tudo quanto vos ordeno: os vossos holocaustos, os vossos sacrifícios, os vossos dízimos, os tributos das vossas mãos e todas as dádivas escolhidas, que tiverdes prometido ao SENHOR. 12E alegrar-vos-eis na presença do SENHOR, vosso Deus, vós, os vossos filhos, as vossas filhas, os vossos servos, as vossas servas e também o levita que estiver dentro das portas da vossa cidade, porque ele não terá parte na herança como vós. 13Guardai-vos de oferecer os vossos holocaustos em qualquer lugar que vos parecer melhor. 14Oferecereis os vossos holocaustos somente no lugar que o SENHOR tiver escolhido numa das suas tribos; ali é que os oferecereis e ali cumprireis tudo quanto vos ordeno.
15Poderás, contudo, matar os animais à vontade e comer a sua carne em todas as tuas cidades que o SENHOR, teu Deus, te tiver concedido como bênção. Cada um pode comê-la, quer esteja ou não em estado de pureza legal, como se come a carne do cabrito e do veado. 16*Somente não comerás o sangue; derramá-lo-ás na terra, como se fosse água.
17Não poderás comer dentro das portas das cidades o dízimo do teu trigo, nem do teu vinho, nem do teu azeite, nem os primogénitos do teu gado graúdo ou miúdo, nem as ofertas que tiveres prometido, por voto ou espontaneamente, nem as tuas primícias. 18Mas comerás estas coisas diante do SENHOR, teu Deus, no lugar que Ele tiver escolhido: tu, os teus filhos, as tuas filhas, os teus servos e servas e também o levita que estiver dentro das portas da tua cidade. Alegrar-te-ás na presença do SENHOR, teu Deus, por tudo o que as tuas mãos adquiriram. 19Guarda-te de tratar com negligência o levita, enquanto viveres na tua terra.
20Quando o SENHOR, teu Deus, alargar o teu território, como te prometeu, e disseres: 'Quero comer carne', porque tens vontade de a comer, poderás comer quanta carne te apetecer. 21Se estiveres muito afastado do santuário escolhido pelo SENHOR, teu Deus, para invocar o seu nome, poderás matar do gado graúdo e miúdo, que o SENHOR te tiver dado, da maneira que te ordenei, e poderás comê-lo na tua cidade como te agradar. 22Como se come o cabrito ou o veado, assim comerás dessas carnes. Qualquer um poderá comer, quer se encontre ou não em estado de pureza legal. 23Mas guarda-te de comer o sangue, porque o sangue é a vida, e não deves comer a vida com a carne. 24Portanto, não o comas; mas derrama-o na terra como se fosse água. 25Não o comas, a fim de seres feliz, tu e os teus filhos depois de ti, porque assim farás o que é recto aos olhos do SENHOR. 26As ofertas sagradas que te são impostas ou as que fizeres em virtude de um voto, apresentá-las-ás no santuário que o SENHOR tiver escolhido. 27Oferecerás holocaustos, carne e sangue, sobre o altar do SENHOR, teu Deus. Quanto aos outros sacrifícios, o seu sangue será derramado sobre o altar do SENHOR, teu Deus, e comerás as suas carnes. 28Procura observar todas estas ordens que te dou, a fim de seres eternamente feliz, tu e os teus descendentes, porque assim farás o que é bom e recto aos olhos do SENHOR, teu Deus.»

Contra os falsos deuses - 29«Quando o SENHOR, teu Deus, tiver exterminado diante de ti os povos, cujos territórios invadires para os possuir, quando tiveres ocupado o seu país, 30*acautela-te para não te extraviares, seguindo os seus passos, depois da sua destruição.
Guarda-te de seguir os seus deuses e dizer: 'Como é que estes povos adoravam os seus deuses? Também queremos fazer como eles.'
31*Não procederás assim com o SENHOR, teu Deus; porque tudo o que o SENHOR abomina, tudo o que Ele reprova, eles o fizeram com os seus deuses, chegando até a queimar em sua honra os próprios filhos e filhas.»

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.