Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda

Inteligência Espiritual

Deuteronómio 10

10 Nova exortação à obediência - 1*«Naquele tempo, o SENHOR disse-me: 'Prepara duas tábuas de pedra semelhantes às primeiras, e vem ter comigo à montanha; faz também uma arca de madeira. 2Escreverei sobre as tábuas as palavras que estavam escritas nas primeiras, que quebraste, e depositá-las-ás na arca.' 3Fiz, pois, uma arca de madeira de acácia e preparei duas tábuas de pedra, semelhantes às primeiras; depois, subi à montanha com as duas tábuas na mão.
4Ele gravou nas tábuas um texto semelhante ao primeiro, as dez palavras que o SENHOR, vosso Deus, vos tinha dirigido sobre a montanha, do meio do fogo, no dia da Assembleia. Depois, o SENHOR entregou-mas. 5Tornei a descer da montanha e depositei as tábuas na arca que tinha feito. Ficaram ali, como o SENHOR me ordenara.
6Os filhos de Israel partiram de Beerot-Bené-Jaacan para Mosserá; aí morreu Aarão e aí foi enterrado. Eleázar, seu filho, sucedeu-lhe no sacerdócio. 7Dali, foram para Gudgodá e de Gudgodá para Jotbatá, terra cheia de torrentes de água.
8*Foi por esta ocasião que o SENHOR escolheu a tribo de Levi para transportar a Arca da aliança do SENHOR, estar diante do SENHOR para o servir e para abençoar em seu nome, como faz ainda hoje. 9Por isso, Levi não teve parte nem herança com os seus irmãos; o SENHOR é a sua herança, como lhe prometeu o SENHOR, teu Deus. 10Fiquei, pois, na montanha quarenta dias e quarenta noites, como da primeira vez; ainda desta vez o SENHOR me atendeu e não vos quis destruir. 11Disse-me mais o SENHOR: 'Levanta-te, caminha à frente deste povo, para que entrem e tomem posse da terra que jurei a seus pais que lhes havia de dar.'»

Exigências da Aliança (Lv 26,3-13; Nm 16,1-35) - 12E agora, Israel, o que o SENHOR, teu Deus, exige de ti é que temas o SENHOR, teu Deus, para seguires todos os seus caminhos, para o amares, para servires o SENHOR, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma, 13observando os mandamentos do SENHOR e os preceitos que hoje te prescrevo, para teu bem.
14Ao SENHOR, teu Deus, pertencem os céus e os céus dos céus, a terra e tudo o que nela existe. 15No entanto, foi só a teus pais que o SENHOR se apegou com amor. Elegeu a sua descendência, que sois vós, dentre todos os povos, como ainda hoje. 16*Circuncidai, portanto, a impureza do vosso coração e não endureçais mais a vossa cerviz, 17porque o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus supremo, poderoso e temível, que não faz distinção de pessoas nem aceita presentes. 18*Ele faz justiça ao órfão e à viúva, ama o estrangeiro e dá-lhe pão e vestuário. 19Amarás o estrangeiro, porque foste estrangeiro na terra do Egipto. 20Temerás o SENHOR, teu Deus; a Ele só servirás! Apega-te a Ele e não jures senão pelo seu nome! 21Ele é a tua glória; Ele é o teu Deus, que fez por ti essas grandes e prodigiosas coisas, que teus olhos viram. 22Os teus antepassados eram em número de setenta, quando entraram no Egipto; mas agora o SENHOR, teu Deus, tornou-vos tão numerosos como as estrelas do céu.»

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.