Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda

Inteligência Espiritual

Baruc 2

2 1«Por isso, o Senhor cumpriu a palavra que tinha pronunciado contra nós e contra os nossos chefes, que governavam Israel, contra os nossos reis e os nossos príncipes, e contra os habitantes de Israel e de Judá. 2Nunca sucedeu coisa igual, debaixo do céu, como o que aconteceu em Jerusalém, conforme o que está escrito na Lei de Moisés: 3cada um de nós chegava a comer a carne dos seus próprios filhos e filhas.
4O Senhor entregou-os ao domínio de todos os reinos vizinhos, tornando-os objecto de escárnio e de maldição para todos os povos, por entre os quais o Senhor os dispersara. 5Passaram a ser súbditos, em lugar de senhores, porque pecámos contra o Senhor, nosso Deus, desobedecendo à sua voz.
6O Senhor, nosso Deus, é justo, mas nós e os nossos pais devemos, hoje, corar de vergonha. 7Sobre nós caíram todas as ameaças que o Senhor tinha pronunciado. 8Mas nós não aplacámos a ira do Senhor, convertendo-nos do nosso mau proceder. 9Por isso, o Senhor esteve atento e fez desabar sobre nós o castigo com que nos tinha ameaçado.
O Senhor foi justo em tudo o que fez contra nós,
10pois não escutámos a sua voz, nem seguimos os mandamentos que o Senhor nos tinha dado!»

Súplica solene - 11«Agora, ó Senhor, Deus de Israel, que fizeste sair o teu povo do Egipto com mão forte, com sinais e prodígios, com grande poder e braço firme, e adquiriste para ti um nome, como hoje se vê, 12nós pecámos, agimos impiamente e praticámos a injustiça, ó Senhor, nosso Deus, contra todos os teus justos preceitos. 13*Mas desvia de nós a tua ira, porque não somos senão um pequeno número entre as nações para onde nos dispersaste!
14Acolhe, Senhor, as nossas preces suplicantes e, por tua honra, salva-nos. Faz que sejamos aceites por aqueles que nos deportaram, 15para que toda a terra saiba que Tu és o Senhor, nosso Deus, e que o teu nome tem sido invocado sobre Israel e sobre a sua linhagem.
16Lança, Senhor, sobre nós o teu olhar lá do alto da tua santa morada e escuta a nossa voz. Inclina, Senhor, os teus ouvidos e escuta-nos.
17Abre os teus olhos, e vê; porque os mortos que estão no Hades, cujo espírito se separou dos seus corpos, não proclamam a glória nem a justiça do Senhor. 18Ao contrário, o espírito contrito e pesaroso que caminha encurvado e abatido, os olhos enfraquecidos e a alma faminta é que reconhecem, ó Senhor, a tua glória
e a tua justiça!
19Pois não é apoia-dos na justiça dos nossos pais e dos nossos reis que te podemos apresentar a nossa súplica, Senhor, nosso Deus.
20Porque Tu descarregaste sobre nós a tua cólera e a tua ira, como anunciaste por intermédio dos teus servos, os profetas. Eles disseram: 21Assim fala o Senhor: 'Dobrai a vossa cerviz e submetei-vos ao rei de Babilónia e vivereis na terra que dei aos vossos pais. 22Mas, se não escutardes a voz do Senhor e não obedecerdes ao rei de Babilónia, 23deixarei desertas as povoações da Judeia e afastarei de Jerusalém os gritos de alegria e de júbilo, a voz do esposo e a voz da
esposa, e o país inteiro converter-se-á num deserto inabitável.'
24E, como não escutámos o teu apelo para nos submetermos ao rei de Babilónia, Tu cumpriste as palavras que pronunciaste pela boca dos teus servos, os profetas, de que arrebatariam das suas sepulturas os ossos dos nossos reis e dos nossos pais. 25E, de facto, foram expostos ao calor do dia e ao frio da noite. Eles morreram entre atrozes sofrimentos à fome, pela espada e pela peste. 26Por causa da maldade da casa de Israel e de Judá, reduziste o templo, em que era invocado o teu nome, ao estado em que hoje se encontra.
27Tu, Senhor nosso Deus, agiste para connosco de acordo com a tua grande misericórdia e bondade, 28conforme tinhas falado pela boca do teu servo Moisés, no dia em que lhe mandaste escrever a tua lei na presença dos filhos de Israel.
29Disseste, então: - Se não escutardes a minha voz, esta grande e numerosa multidão ficará reduzida a um pequeno número entre as nações, para onde os dispersarei, 30pois sei que não me escutareis, já que este povo é de dura cerviz. Mas, na terra do exílio, entrarão em si e 31reconhecerão que Eu sou o Senhor, seu Deus.
Hei-de dar-lhes, então, coração e ouvidos para escutar.
32E, na terra do exílio, hão-de louvar-me e recordar-se do meu nome. 33Hão-de arrepender-se da sua maldade e da sua má conduta, recordando-se do caminho de seus pais, que pecaram contra o Senhor. 34Então, os reconduzirei para a terra que prometi com juramento a seus pais, Abraão, Isaac e Jacob. Tomarão posse dela, multiplicá-los-ei e o seu número jamais diminuirá. 35*Estabelecerei com eles a minha eterna Aliança: serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. E não mais voltarei a expulsar Israel, meu povo, da terra que lhe dei.»

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.