Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Amós 7


III. OS CASTIGOS DIVINOS
(7,1-9,10; ver Ex 7-10; 32; Nm 14)


7 A invasão dos gafanhotos - 1*Isto me mostrou o Senhor DEUS: apareceu uma nuvem de gafanhotos, no tempo em que a forragem começava a crescer. Era a forragem depois da ceifa, reservada ao rei.
2*Quando os gafanhotos acabaram de comer a erva da terra, eu disse: «Senhor meu DEUS, tem misericórdia! Como poderá resistir Jacob, sendo ele tão fraco?» 3O SENHOR arrependeu-se. «Isto não acontecerá», disse o SENHOR.

A seca, fogo que queima - 4*O Senhor meu DEUS mostrou-me ainda isto: o Senhor DEUS chamou o fogo para exercer a sua justiça. O fogo, tendo devorado o grande abismo, consumiu também os campos. 5Então, eu disse: «Senhor DEUS, aplaca-te! Como poderá resistir Jacob, sendo ele tão fraco?»
6O SENHOR arrependeu-se. «Pois também isto não há-de acontecer» - disse o Senhor DEUS.

O fio-de-prumo - 7*O SENHOR também me mostrou isto: Ele estava de pé sobre um muro, e tinha na mão um fio-de-prumo. 8O SENHOR disse-me: «Que vês tu, Amós?» Respondi: «Um fio-de-prumo.»
Então, disse o meu Senhor: «Eis que vou verificar o meu povo, Israel, a fio-de-prumo, e não lhe perdoarei mais.
9Os lugares altos de Isaac serão derrubados, os santuários de Israel serão destruídos; hei-de levantar-me com a espada contra a casa de Jeroboão.»

Disputa com Amacias, sacerdote de Betel (Jr 21-22; 36) - 10Amacias, sacerdote de Betel, mandou dizer a Jeroboão, rei de Israel: «Amós conspira contra ti, no meio da casa de Israel. A terra não pode suportar mais os seus oráculos. 11Pois Amós disse o seguinte: 'Jeroboão morrerá pela espada e Israel será deportado para longe da sua terra.'» 12*Amacias disse, então, a Amós: «Sai daqui, vidente, foge para a terra de Judá e come lá o teu pão, profetizando. 13Mas não continues a profetizar em Betel, porque aqui é o santuário do rei e o templo do reino.»
14*Amós respondeu a Amacias: «Eu não era profeta, nem filho de profeta. Era pastor e cultivava frutos de sicómoros. 15O SENHOR pegou em mim, quando eu andava atrás do meu rebanho, e disse-me: 'Vai, e profetiza ao meu povo de Israel'. 16Ouve, pois, agora, a palavra do SENHOR: Tu dizes-me: 'Não profetizes contra Israel, nem profiras oráculos contra a casa de Isaac.' 17*Por isso, diz o SENHOR: 'A tua mulher será desonrada na cidade, os teus filhos e as tuas filhas cairão à espada, e a tua terra será repartida a cordel; tu morrerás numa terra impura, e Israel será levado cativo para longe da sua terra!'»

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.