Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

2.º Samuel 23


23 Últimas palavras de David (Sl 89,20-38) - 1*Estas são as últimas palavras de David:
«Oráculo de David, filho de Jessé,
oráculo do homem que foi exaltado,
do ungido do Deus de Jacob,
do egrégio cantor de Israel:
2O espírito do SENHOR falou por mim,
sua palavra está na minha língua;
3*o Deus de Israel falou,
disse-me o Rochedo de Israel:
'O justo, dominador dos homens,
que domina pelo temor de Deus,
4é como a luz da manhã
quando se levanta o Sol
numa manhã sem nuvens,
que faz germinar a erva que brota da terra, depois da chuva.
5*Não é estável a minha casa
aos olhos de Deus?
Porque Ele fez comigo uma aliança perpétua,
aliança firme e imutável.
Ele faz germinar a minha salvação
e a minha alegria.
6Todos os malvados são
como os espinhos do deserto
que ninguém recolhe com as mãos.
7Aquele que os toca arma-se de um ferro
ou de um pau aguçado;
e são, por fim, queimados no fogo'.»

Os heróis do exército de David (1 Cr 11,10-41) - 8*Estes são os nomes dos heróis de David: Jocheb-Bachébet, filho de Hacmoni, chefe dos três. Foi ele quem brandiu o seu machado contra oitocentos homens, matando-os de um só golpe. 9Depois deste, Eleázar, filho de Dodo, filho de Aoí. Era um dos três valentes que estavam com David quando desafiaram os filisteus, que se tinham reunido ali para o combate; os israelitas retiraram-se, 10*mas ele manteve-se firme e feriu os filisteus, até que a sua mão se cansou e ficou colada à espada. O SENHOR operou naquele dia uma grande vitória. Os soldados voltaram depois, mas só para recolher os despojos. 11Depois dele, veio Chamá, filho de Agué, o hararita. Juntaram-se os filisteus em Leí, onde havia um campo semeado de lentilhas. E, fugindo o exército diante dos filisteus, 12Chamá colocou-se no meio do campo, defendeu-o e derrotou os filisteus. O SENHOR realizou uma grande vitória.
13Três dos trinta desceram e foram ter com David, no tempo da colheita, à gruta de Adulam, estando a tropa dos filisteus acampada no vale de Refaim. 14David estava, então, na fortaleza, e havia uma guarnição de filisteus em Belém. 15David manifestou este desejo: «Quem me dera beber da água do poço que está à porta de Belém!» 16No mesmo instante, os três valentes penetraram no acampamento dos filisteus e tiraram água do poço situado à porta de Belém. Trouxeram-na a David, mas ele não a quis beber e derramou-a como oferta ao SENHOR, 17dizendo: «Longe de mim, ó SENHOR, fazer tal coisa! É o sangue dos homens que foram lá, arriscando a sua vida!» Não a quis, pois, beber. Foi isto o que fizeram os três heróis.
18Abisai, irmão de Joab, filho de Seruia, era chefe dos trinta. Brandiu a lança contra trezentos homens e matou-os, conquistando assim grande renome entre os três. 19Ele era o mais ilustre dos trinta, chegando a ser seu chefe, mas não chegou a igualar-se aos três. 20*Benaías, filho de Joiadá, homem de valor e de grandes façanhas, natural de Cabeciel, feriu os dois filhos de Ariel de Moab. Foi também ele quem desceu, num dia de neve, e matou um leão na cisterna. 21*Matou ainda um egípcio agigantado, que tinha uma lança na mão. Aproximou-se dele com um simples bastão, arrancou-lhe a lança das mãos e matou-o com a sua própria arma. 22Isto fez Benaías, filho de Joiadá, famoso entre os trinta valentes. 23Foi o mais ilustre dos trinta, mas não se igualou aos três. David fê-lo chefe da sua guarda.
24*Entre os trinta, contavam-se: Asael, irmão de Joab; El-Hanan, filho de Dodo, de Belém; 25Chamá de Harod; Elica de Harod; 26Heles de Pélet; Ira, filho de Iqués, de Técua; 27Abiézer de Anatot; Mebunai o huchaíta; 28Salmon o aoíta; Maarai de Netofa; 29Héled, filho de Baana, de Netofa; Itai, filho de Ribai, de Gueba de Benjamim; 30Benaías de Piraton; Hidai do vale de Gaás; 31Abi-Albon de Arabá; Azemávet de Baurim, 32Eliaba, o chaalbonita; Jassen, filho de Jónatas; 33Chamá o hararita; Aiam, filho de Sarar, o hararita; 34Elifélet, filho de Aasbai, o maacateu; Eliam, filho de Aitofel de Guilo; 35Hesrai de Carmel; Paarai de Arab; 36Jigal, filho de Natan, de Soba; Bani de Gad; 37Sélec o amonita; Naarai de Beerot, escudeiro de Joab, filho de Seruia; 38Ira de Jatir; Gareb, também de Jatir; 39*Urias o hitita. Ao todo, trinta e sete.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.