Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda

Inteligência Espiritual

2.º Samuel 15

15 Revolta de Absalão - 1*Depois disto, Absalão adquiriu para si um carro, cavalos e cinquenta homens para o escoltarem. 2*Levantava-se cedo e colocava-se à beira do caminho que leva à porta da cidade, e a todos os que vinham procurar o rei para lhes fazer justiça, Absalão interpelava-os e dizia-lhes: «De que cidade és tu?» O homem respondia: «Eu, teu servo, sou de tal tribo de Israel.» 3Dizia-lhe Absalão: «A tua pretensão é boa e justa; mas não há ninguém para te ouvir da parte do rei.» 4*E acrescentava: «Oh, quem me dera ser juiz desta terra! Todo aquele que tivesse uma demanda ou uma questão e viesse ter comigo, eu lhe faria justiça.» 5Se alguém se aproximava para se prostrar diante dele, Absalão estendia-lhe a mão, amparava-o e beijava-o. 6Absalão fazia isto com todos os israelitas que vinham procurar o rei para qualquer julgamento e, desse modo, conquistou os seus corações.
7*Ao fim de quatro anos, Absalão disse ao rei: «Deixa-me ir a Hebron cumprir um voto que fiz ao SENHOR, 8*pois, quando o teu servo estava em Guechur, fez este voto: 'Se o SENHOR me reconduzir a Jerusalém, irei oferecer um sacrifício ao SENHOR.'» 9Disse-lhe o rei: «Vai em paz.» E ele partiu para Hebron. 10*Absalão enviou emissários a todas as tribos de Israel, dizendo: «Logo que ouvirdes o som da trombeta, dizei: 'Absalão é rei em Hebron!'» 11Foram também com Absalão duzentos homens de Jerusalém, convidados por ele, que o seguiam com simplicidade de coração, sem nada suspeitar. 12*Enquanto oferecia os sacrifícios, Absalão mandou chamar Aitofel de Guilo, conselheiro de David, à sua cidade de Guilo. A conjura era forte e o número de partidários de Absalão ia aumentando.

Fuga de David (17,14-23) - 13Foram, então, dizer a David: «O coração dos israelitas inclinou-se para Absalão!» 14David disse aos servos que estavam com ele em Jerusalém: «Fujamos depressa porque, de outro modo, não podemos escapar a Absalão! Apressemo-nos a sair, não suceda que ele se apresse, nos surpreenda e se lance sobre nós, passando a cidade ao fio da espada.» 15Os servos responderam ao rei: «Faça-se como o rei, meu senhor, ordenar. Somos teus servos.» 16*O rei partiu a pé com toda a sua família, mas deixou as dez concubinas para guardarem o palácio. 17O rei saiu, pois, a pé com todos os seus servos e parou junto da última casa.
18*Todos os seus servos passavam a seu lado. À frente do rei iam os esquadrões dos cretenses, dos peleteus e todos os gatitas, em número de seiscentos homens, que o haviam acompanhado desde Gat. 19O rei disse a Itai, de Gat: «Porque vens também connosco? Volta e fica com o rei, pois és estrangeiro e estás fora da tua pátria. 20Chegaste ontem e já hoje vou obrigar-te a andar errante connosco, não sabendo eu mesmo para onde vou? Regressa e leva contigo os teus irmãos. O SENHOR seja misericordioso e fiel para contigo.»
21Mas Itai respondeu ao rei: «Pela vida do SENHOR e pela vida do rei, meu senhor! Onde estiver o meu senhor e rei, aí estará também o teu servo, tanto para morrer como para viver.» 22Disse-lhe David: «Está bem, passa e vem connosco.» E Itai, de Gat, desfilou com todos os seus homens e toda a sua família.
23Estando o rei na torrente do Cédron, enquanto o povo seguia diante dele a caminho do deserto, toda a gente chorava em voz alta. 24*Chegou também Sadoc com os levitas, que conduziam a Arca da aliança de Deus. Colocaram-na junto de Abiatar, enquanto passava todo o povo que havia saído da cidade.
25Disse, então, o rei a Sadoc: «Reconduz a Arca de Deus à cidade. Se eu agradar ao SENHOR, Ele me reconduzirá e me deixará ver de novo a sua Arca e o lugar da sua habitação. 26*Mas, se Ele disser que não quer mais saber de mim, estou à sua disposição e faça de mim o que lhe aprouver.» 27O rei disse a Sadoc: «Olha! Volta de novo para a cidade com Abiatar e com Aimaás, teu filho, e Jónatas, filho de Abiatar. 28Eu vou esconder-me no deserto, à espera de que me envieis notícias.» 29Sadoc e Abiatar reconduziram, pois, a Arca de Deus para Jerusalém e ficaram lá.
30*David, chorando, subia o monte das Oliveiras, com a cabeça coberta e descalço. Todo o povo que o acompanhava subia também, chorando, com a cabeça coberta. 31*Disseram a David que Aitofel também estava entre os conjurados de Absalão. David exclamou: «Fazei, SENHOR, que saiam errados os conselhos de Aitofel!» 32*Ao chegar David ao cimo do monte, no lugar onde se adora a Deus, Huchai, o erequita, veio ao seu encontro com a túnica rasgada e a cabeça coberta de pó. 33David disse-lhe: «Se vieres comigo, serás para mim um peso; 34*mas se voltares à cidade e disseres a Absalão: 'Quero ser, ó rei, teu servo; como servi a teu pai, assim te servirei a ti', então anularás, a meu favor, os conselhos de Aitofel. 35Ali terás contigo os sacerdotes Sadoc e Abiatar, a quem comunicarás tudo o que souberes do palácio real. 36*Com eles estão os seus dois filhos, Aimaás, filho de Sadoc, e Jónatas, filho de Abiatar; por eles me transmitirás tudo o que ouvires.»
37E Huchai, amigo de David, voltou para a cidade no momento em que Absalão fazia a sua entrada em Jerusalém.

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.