Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

2.º Reis 17


17 Reinado de Oseias e ruína da Samaria (731-722) - 1No décimo segundo ano do reinado de Acaz, rei de Judá, Oseias, filho de Elá, começou a reinar em Israel, na Samaria. E reinou nove anos. 2Fez o mal aos olhos do SENHOR, mas não tanto como fizeram os seus antecessores no trono de Israel. 3Salmanasar, rei da Assíria, veio contra ele, e Oseias submeteu-se, pagando-lhe tributo. 4*Mas, descobrindo o rei da Assíria uma conspiração tramada por Oseias, que enviara mensageiros a Só, rei do Egipto, e deixara de lhe pagar anualmente o tributo, o rei da Assíria prendeu-o e meteu-o na prisão. 5Depois, marchou contra Samaria e sitiou-a, durante três anos.
6*No ano nono do reinado de Oseias, o rei da Assíria conquistou a Samaria e deportou os israelitas para a Assíria. Estabeleceu-os em Hala, nas margens do Habor, rio de Gozan, e nas cidades da Média.

Motivos da ruína (1 Rs 12,25-33) - 7*Isto aconteceu porque os filhos de Israel pecaram contra o SENHOR, seu Deus, que os tirara do Egipto e libertara da opressão do Faraó, rei dos egípcios. Adoraram outros deuses 8e seguiram os costumes das nações que o SENHOR expulsara da frente dos filhos de Israel, e os que foram introduzidos pelos reis de Israel. 9Os filhos de Israel ofenderam o SENHOR seu Deus com más acções, e construíram lugares altos em todas as suas cidades, desde a simples torre de vigia até à cidade fortificada. 10Erigiram estelas e símbolos de Achera em todos os outeiros e debaixo de qualquer árvore frondosa. 11Queimaram incenso nesses lugares altos, imitaram as nações que o SENHOR expulsara diante deles e irritaram o SENHOR com as suas práticas abomináveis. 12Adoraram os ídolos, dos quais o SENHOR dissera: «Não fareis tal coisa.»
13O SENHOR admoestara Israel e Judá pela boca dos seus profetas e videntes: «Desviai-vos dos vossos maus caminhos, guardai os meus mandamentos e preceitos, observai fielmente a lei que prescrevi a vossos pais e que vos transmiti pelos meus servos, os profetas.» 14Mas eles não o quiseram ouvir, e endureceram o seu coração, imitando seus pais, que se tornaram infiéis ao SENHOR, seu Deus. 15Desprezaram os seus preceitos e a aliança que Ele estabeleceu com os seus pais, e as advertências que lhes tinha feito. Foram atrás das coisas vazias e eles próprios se tornaram vazios, como os povos que os rodeavam, apesar de o SENHOR lhes ter proibido imitá-los. 16Abandonaram todos os mandamentos do SENHOR, seu Deus, fabricaram dois bezerros de metal fundido e símbolos de Achera, e prostraram-se diante de todo o exército dos céus e prestaram culto a Baal; 17fizeram passar pelo fogo os seus filhos e filhas e entregaram-se à adivinhação, à magia, enfim, a tudo o que era mau aos olhos do SENHOR, provocando a sua ira. 18Então, o SENHOR indignou-se profundamente contra os filhos de Israel e lançou-os para longe da sua face. Só ficou a tribo de Judá. 19Mas nem mesmo Judá guardou os mandamentos do SENHOR, seu Deus, e seguiu os costumes e práticas de Israel.
20O SENHOR rejeitou, pois, toda a linhagem de Israel, humilhou-a e entregou-a nas mãos dos opressores, até ser completamente banida da sua presença. 21Israel tinha-se separado da casa de David e proclamara seu rei a Jeroboão, filho de Nabat, que desviou o seu povo do seguimento do SENHOR e fê-lo cometer um grande pecado. 22Os filhos de Israel imitaram todos os pecados cometidos por Jeroboão e não se afastaram deles, 23até ao dia em que o SENHOR os baniu da sua presença, como anunciara pela boca dos profetas, seus servos. Os filhos de Israel foram, pois, levados cativos para longe da sua terra, para a Assíria, onde ainda estão.

Origem dos Samaritanos - 24*O rei da Assíria mandou vir gente da Babilónia, de Cuta, de Ava, de Hamat, de Sefarvaim, e estabeleceu-os nas cidades da Samaria, em lugar dos filhos de Israel. Esses apoderaram-se da Samaria e instalaram-se nas suas cidades. 25Mas como não prestavam culto ao SENHOR, quando começaram a habitar nelas, o SENHOR mandou leões contra eles, que os devoravam. 26*Avisaram o rei da Assíria dizendo-lhe: «Os povos que transferiste e estabeleceste nas cidades da Samaria, não sabem como honrar o Deus daquela terra. Por isso, esse Deus mandou contra eles leões que os devoram, por ignorarem o culto do Deus daquela terra.»
27O rei da Assíria ordenou o seguinte: «Mandai para lá um dos sacerdotes que dali trouxestes cativos, a fim de que ali se estabeleça e ensine ao povo a maneira de prestar culto ao Deus daquela terra.» 28Chegou, pois, um dos sacerdotes levados cativos da Samaria e instalou-se em Betel, onde ensinava ao povo como deviam adorar o SENHOR. 29Apesar disso, cada povo fabricou o seu próprio deus e puseram-nos nos santuários dos lugares altos, anteriormente construídos pelos samaritanos; cada povo colocou os seus deuses no lugar em que habitava. 30Os babilónios fizeram uma imagem de Sucot-Benot; os de Cuta, uma de Nergal; os de Hamat, uma de Achimá; 31os de Ava, uma de Nibeaz e de Tartac; os de Sefarvaim queimaram os seus filhos em honra de Adramélec e de Anamélec, seus deuses. 32Adoravam também o SENHOR, mas fizeram sacerdotes, tirados dentre o povo, os quais ofereciam sacrifícios por eles, nos santuários dos lugares altos. 33Desse modo, adoravam o SENHOR e, ao mesmo tempo, prestavam culto aos seus próprios deuses, segundo o costume das nações donde tinham vindo.
34Ainda hoje seguem os seus antigos costumes; não temem o SENHOR, não observam os seus preceitos, nem os seus decretos, nem a lei e os mandamentos que o SENHOR deu aos filhos de Jacob, a quem deu o nome de Israel. 35O SENHOR fizera uma aliança com eles e ordenara-lhes: «Não adorareis outros deuses nem vos prostrareis diante deles; não lhes prestareis culto e não lhes oferecereis sacrifícios; 36mas temei ao SENHOR que vos tirou do Egipto com o grande poder do seu braço estendido. A Ele temereis, diante dele vos prostrareis e só a Ele oferecereis sacrifícios. 37Guardareis sempre os preceitos, os decretos, a lei e os mandamentos que Ele vos deu por escrito, para os cumprirdes continuamente. Não adorareis outros deuses. 38Não esquecereis a aliança que fiz convosco, não adorareis outros deuses. 39Temereis ao SENHOR, vosso Deus, e Ele livrar-vos-á das mãos de todos os vossos inimigos.» 40Eles, porém, não fizeram caso e procederam segundo os seus antigos costumes. 41lAqueles povos adoraram o SENHOR, mas honraram ao mesmo tempo os seus ídolos. Ainda hoje, os seus filhos e os seus netos procedem como fizeram os seus pais.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.