Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

2.º Reis 12


12 Reinado de Joás (835-796) (2 Cr 24,1-27) - 1Joás tinha sete anos quando subiu ao trono. 2Começou a reinar no sétimo ano de Jeú e reinou quarenta anos em Jerusalém. A sua mãe chamava-se Síbia, natural de Bercheba. 3Joás fez o que era recto aos olhos do SENHOR, durante o tempo em que esteve sob a direcção do sacerdote Joiadá. 4Mas não destruiu os lugares altos, onde todo o povo continuava a sacrificar e a queimar incenso. 5*Joás disse aos sacerdotes: «Todo o dinheiro das coisas consagradas trazido ao templo do SENHOR, o dinheiro entregue por todo o israelita recenseado, o dinheiro proveniente do resgate das pessoas, após avaliação, e os dons espontâneos oferecidos ao templo do SENHOR, 6recebê-lo-ão os sacerdotes e empregá-lo-ão na reparação do templo do SENHOR, onde quer que precise de ser reparado.» 7Contudo, no vigésimo terceiro ano do reinado de Joás, os sacerdotes ainda não tinham feito qualquer restauração no templo do SENHOR.
8O rei chamou o sacerdote Joiadá e os outros sacerdotes, e disse-lhes: «Porque não fazeis a reparação do templo? Doravante não recebereis mais dinheiro do povo, mas entregá-lo-eis, para se proceder às reparações do templo.» 9Proibiu os sacerdotes de receber o dinheiro do povo e de fazer as reparações do edifício.
10O sacerdote Joiadá tomou um cofre, fez-lhe um buraco na tampa e colocou-o junto do altar, à direita da entrada do templo do SENHOR. Os sacerdotes que guardavam a entrada do templo depositavam ali todo o dinheiro que era levado ao templo do SENHOR. 11*Quando viam que havia muito dinheiro no cofre, um escriba do rei, com o Sumo Sacerdote, vinha, recolhia e contava o dinheiro, que se encontrava no templo do SENHOR. 12*Uma vez pesado o dinheiro, entregavam-no aos encarregados das obras do templo do SENHOR, os quais pagavam aos carpinteiros e operários que trabalhavam na casa do SENHOR, 13bem como aos pedreiros e aos canteiros; compravam ainda a madeira e as pedras de cantaria necessárias às reparações, e cobriam todas as despesas decorrentes dos trabalhos. 14Porém, não se faziam taças, nem facas, nem bacias, nem trombetas, nem utensílio algum de ouro ou de prata, com o dinheiro trazido do templo do SENHOR. 15Antes, era integralmente dado aos empreiteiros que o empregavam nas reparações do templo do SENHOR. 16Não se pediam contas àqueles que recebiam o dinheiro, destinado à paga dos operários, porque eram homens que trabalhavam honestamente. 17*O dinheiro dos sacrifícios pelo delito ou pelo pecado não era levado à casa do SENHOR, porque era dos sacerdotes.
18Naquele tempo, Hazael, rei da Síria, sitiou e apoderou-se de Gat. Dispunha-se a marchar sobre Jerusalém, 19mas Joás, rei de Judá, tomando os objectos sagrados oferecidos pelos seus antepassados, Josafat, Jorão e Acazias, reis de Judá, e os que ele mesmo tinha oferecido, assim como todo o ouro que se achava nas reservas do templo do SENHOR e do palácio real, enviou tudo a Hazael, rei da Síria, o qual desistiu da sua campanha contra Jerusalém.
20O resto da história de Joás e tudo o que ele fez está tudo escrito no Livro dos Anais dos Reis de Judá. 21Os seus servos sublevaram-se, conspiraram e assassinaram o rei Joás em Bet-Milo, na descida de Sila. 22Jozabad, filho de Chimeat, e Jozabad, filho de Chomer, seus servidores, feriram-no e ele morreu. Joás foi sepultado junto dos seus pais na cidade de David. Sucedeu-lhe no trono seu filho Amacias.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.