Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

2.º Crónicas 24


24 Reinado de Joás em Judá (835-796) (2 Rs 12,1-22) - 1*Joás tinha sete anos quando começou a reinar, e reinou quarenta anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Síbia, natural de Bercheba. 2Joás fez o que é recto diante do SENHOR durante toda a vida do sacerdote Joiadá, 3que lhe deu duas mulheres por esposas, das quais teve filhos e filhas.

Restauração do templo - 4Depois disto, Joás resolveu restaurar o templo do SENHOR. 5Convocou os sacerdotes e levitas e disse-lhes: «Ide e percorrei as cidades de Judá, recolhei nelas o dinheiro dos israelitas para se fazerem todos os anos as reparações do templo do vosso Deus. Executai isto com presteza.» Mas os levitas não se apressaram.
6*Então, o rei chamou o Sumo Sacerdote Joiadá e disse-lhe: «Porque não cuidaste de obrigar os levitas a trazerem, de Judá e de Jerusalém, a contribuição imposta ao povo de Israel por Moisés, servo do SENHOR, e pela assembleia de Israel, para a tenda do testemunho? 7Pois a ímpia Atália e seus filhos arruinaram a casa de Deus, e até se serviram de todos os objectos sagrados do templo do SENHOR para o culto de Baal.» 8Então o rei ordenou que se fizesse um cofre e fosse colocado na parte exterior da porta do templo. 9Por Judá e por Jerusalém foi apregoado que se trouxesse ao SENHOR a contribuição imposta, no deserto, a Israel por Moisés, servo de Deus. 10Todos os chefes e todo o povo, cheios de alegria, vieram colocar dinheiro no cofre até o encherem. 11Sempre que, por meio dos levitas, o cofre era levado para a inspecção do rei - o que acontecia quando o dinheiro se acumulava - o secretário real e um comissário do Sumo Sacerdote esvaziavam-no, e os levitas iam colocá-lo no seu lugar. Assim faziam todos os dias, recolhendo dinheiro em abundância. 12O rei e Joiadá entregavam-no aos encarregados das obras do templo. Estes contratavam os carpinteiros e os canteiros, os trabalhadores que modelavam o ferro e o bronze, a fim de se restaurar e reparar o templo do SENHOR. 13Os trabalhadores fizeram com que as reparações fossem acabadas com esmero, restituindo o templo de Deus ao seu primitivo estado, e acabando-o com perfeição.
14Terminado o trabalho, entregaram ao rei e a Joiadá o resto do dinheiro, com o qual se fabricaram os utensílios para o serviço do templo: objectos para os holocaustos, vasos e outros objectos de ouro e prata. Enquanto Joiadá viveu, ofereceram-se regularmente holocaustos no templo do SENHOR. 15Joiadá, saciado de dias, envelheceu e depois morreu, aos cento e trinta anos. 16Sepultaram-no na cidade de David, com os reis, pelo bem que fizera a Israel, por Deus e pelo seu templo.

Castigo da idolatria - 17Mas, depois da morte de Joiadá, os chefes de Judá vieram e prostraram-se diante do rei, que os ouviu. 18*Abandonaram o templo do SENHOR, Deus de seus pais, e prestaram culto aos troncos sagrados e aos ídolos. E essas faltas atraíram a ira divina sobre Judá e Jerusalém. 19O SENHOR enviou-lhes profetas para que eles se convertessem ao SENHOR com as suas exortações. Mas eles não lhes deram ouvidos. 20*Então, o espírito de Deus desceu sobre Zacarias, filho do sacerdote Joiadá, que se apresentou diante do povo e disse: «Assim fala Deus: 'Porque transgredis os mandamentos do SENHOR? Nada conseguireis. Já que abandonastes o SENHOR, o SENHOR há-de abandonar-vos'.» 21Mas eles revoltaram-se contra ele e apedrejaram-no, por ordem do rei, no átrio do templo do SENHOR. 22O rei Joás esquecera a lealdade de Joiadá, pai de Zacarias, e mandou matar o filho. Zacarias, ao morrer, disse: «Que o SENHOR veja e faça justiça.»

Fim do reinado de Joás - 23*No fim do ano, o exército dos arameus marchou contra Joás; invadiu Judá e Jerusalém, massacrou os chefes do povo e enviou todos os seus despojos ao rei de Damasco.
24Embora os arameus fossem em pequeno número, o SENHOR entregou-lhes um enorme exército, porque Judá abandonara o SENHOR, Deus de seus pais. Assim, os arameus fizeram justiça a Joás. 25Mal os arameus se afastaram, deixando-o em grandes sofrimentos, os seus homens revoltaram-se contra ele, por causa da morte do filho do sacerdote Joiadá, e mataram-no na sua cama. Morreu e foi sepultado na cidade de David, mas não no sepulcro dos reis. 26*Eis os que conspiraram contra ele: Zabad, filho de Chimeat, a amonita, e Jozabad, filho de Chimerit, a moabita.
27*Tudo o que se refere aos seus filhos, aos seus cargos e à restauração do templo de Deus, tudo isso está escrito no Comentário do Livro dos Reis. Sucedeu-lhe no trono seu filho Amacias.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.