Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

2.º Crónicas 10


IV. HISTÓRIA DOS REIS DE JUDÁ
(10,1 - 36,23)


10 Divisão do reino de Salomão (1 Rs 12,1-19) - 1*Roboão partiu para Siquém, onde todo o Israel se reunira para o proclamar rei. 2*Mas Jeroboão, filho de Nabat - que estava nesse momento no Egipto, para onde fugira por causa do rei Salomão - quando soube disto, regressou do Egipto. 3Mandaram chamar Jeroboão e ele veio com todo o Israel.
Falaram assim a Roboão:
4«O teu pai impôs-nos um jugo pesado. Alivia, pois, esta dura servidão do teu pai e o pesado jugo que ele nos impôs, e seremos teus servos.» 5Ele respondeu-lhes: «Voltai à minha presença dentro de três dias.» E a multidão retirou-se.
6Então, o rei Roboão aconselhou-se com os anciãos que haviam estado ao serviço de seu pai Salomão enquanto viveu: «Que me aconselhais que responda a este povo?» 7Disseram-lhe: «Se te mostrares bom para com este povo e lhe deres ouvidos e lhe falares com benevolência, ele será teu servo para sempre.» 8Mas Roboão negligenciou o conselho dos anciãos e foi consultar os jovens, seus companheiros de infância, que tinham crescido com ele e estavam ao seu serviço. E disse-lhes: 9«E vós, que me aconselhais? Que devemos responder ao pedido deste povo, que me pede para aliviar o jugo imposto por meu pai?» 10*Os jovens, seus companheiros de infância, responderam-lhe:
«Eis as palavras que dirás ao povo, que te disse: 'Teu pai colocou sobre nós um jugo pesado, alivia-nos dele.' Dir-lhe-ás: 'O meu dedo mínimo é maior do que o tronco do meu pai.
11Meu pai impôs-vos um jugo pesado? Eu vo-lo tornarei ainda mais pesado. Ele castigou-vos com açoites? Eu vos castigarei com azorragues.'»
12Três dias depois, Jeroboão, com toda a multidão, apresentou-se diante de Roboão, pois o rei dissera: «Voltai à minha presença dentro de três dias.» 13O rei respondeu-lhes com dureza. Desprezou o conselho dos anciãos 14e seguiu o conselho dos jovens, dizendo:
«Meu pai impôs-vos um jugo pesado?
Eu hei-de torná-lo ainda mais pesado.
Meu pai castigou-vos com açoites?
Eu hei-de castigar-vos com azorragues.»
15*Assim, pois, o rei não escutou o povo, porque isso era uma disposição divina para a realização da promessa que Deus fizera a Jeroboão, filho de Nabat, por meio de Aías de Silo. 16Ao ver que o rei não o escutava, o povo de Israel declarou-lhe:
«Que temos a ver com David?
Nada temos de comum com o filho de Jessé.
Todos para as suas tendas, ó Israel!
E tu, David, cuida da tua casa!»
E todo o Israel voltou para as suas casas.
17Roboão reinou somente sobre os filhos de Israel que habitavam nas cidades de Judá. 18O rei Roboão enviou depois, como mediador, Hadoram, encarregado dos trabalhos forçados, mas os filhos de Israel apedrejaram-no e ele morreu. Então, o rei conseguiu subir para o seu carro e fugir para Jerusalém.
19Assim se separou Israel da casa de David, até ao dia de hoje.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.