Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

1.º Samuel 3


3 Vocação de Samuel (Jz 6,11-24; 13,1-25; Is 6,1-13; Jr 1,4-19) - 1*O jovem Samuel servia o SENHOR sob a direcção de Eli. O SENHOR, naquele tempo, falava raras vezes e as visões não eram frequentes. 2*Ora certo dia aconteceu que Eli estava deitado, pois os seus olhos tinham enfraquecido e mal podia ver. 3*A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel repousava no templo do SENHOR, onde se encontrava a Arca de Deus. 4*O SENHOR chamou Samuel. Ele respondeu: «Eis-me aqui.» 5*Samuel correu para junto de Eli e disse-lhe: «Aqui estou, pois me chamaste.» Disse-lhe Eli: «Não te chamei, meu filho; volta a deitar-te.» 6O SENHOR chamou de novo Samuel. Este levantou-se e veio dizer a Eli: «Aqui estou, pois me chamaste.» Eli respondeu: «Não te chamei, meu filho; volta a deitar-te.»
7Samuel ainda não conhecia o SENHOR, pois até então nunca se lhe tinha manifestado a palavra do SENHOR. 8Pela terceira vez, o SENHOR chamou Samuel, que se levantou e foi ter com Eli: «Aqui estou, pois me chamaste.» Compreendeu Eli que era o SENHOR quem chamava o menino e disse a Samuel: 9«Vai e volta a deitar-te. Se fores chamado outra vez, responde: «Fala, SENHOR; o teu servo escuta!» Voltou Samuel e deitou-se. 10Veio o SENHOR, pôs-se junto dele e chamou-o, como das outras vezes: «Samuel! Samuel!» E Samuel respondeu: «Fala, SENHOR; o teu servo escuta!»
11*O SENHOR disse a Samuel: «Eis que vou fazer uma coisa em Israel que fará retinir os ouvidos a todo aquele que a ouvir. 12*Nesse dia cumprirei contra Eli todas as ameaças que anunciei contra a sua casa. Começarei e irei até ao fim. 13Anunciei-lhe que condenaria para sempre a sua família por causa da sua iniquidade, pois sabia que os seus filhos se portavam indignamente e não os corrigiu. 14Por isso, juro à casa de Eli que a sua culpa jamais será expiada, nem com sacrifícios nem com oblações.»
15Samuel ficou deitado até de manhã e abriu as portas da casa do SENHOR, mas temia contar a visão a Eli. 16Eli, porém, chamou-o e disse: «Samuel, meu filho!» E ele respon-deu: «Eis-me aqui.» 17*Perguntou-lhe Eli: «Que te disse o Senhor? Não me ocultes nada. O Senhor te castigue severamente, se me encobrires alguma coisa de quanto Ele te disse.»
18*Então Samuel contou-lhe tudo sem nada ocultar. Eli exclamou: «O SENHOR fará o que bem lhe parecer.» 19*Samuel ia crescendo, o SENHOR estava com ele e cumpria à letra todas as suas predições.
20*Todo o Israel, desde Dan até Bercheba, reconheceu que Samuel era um profeta do SENHOR. 21O SENHOR continuou a manifestar-se em Silo. Era ali que o SENHOR aparecia a Samuel, revelando-lhe a sua palavra.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.