Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

1.º Samuel 18


18 Amizade entre David e Jónatas (19-20) - 1*Quando David acabou de falar com Saul, o coração de Jónatas ficou estreitamente unido ao de David, e Jónatas começou a amá-lo como a si mesmo. 2Desde aquele dia, Saul recebeu-o em sua casa e não permitiu que voltasse para casa de seu pai.
3David e Jónatas estabeleceram um pacto, pois este amava David como a si mesmo. 4Por isso, Jónatas tirou o manto que levava vestido e deu-o a David, bem como a sua armadura, a sua espada, o seu arco e o seu cinturão. 5*De todas as missões de que Saul o encarregava, David saía vitorioso. Colocou-o à frente dos seus guerreiros e ele ganhou a simpatia de todo o povo, particularmente dos servos de Saul.

Inimizade de Saul contra David - 6*Ao regressar o exército, depois de David ter morto o filisteu, de todas as cidades de Israel as mulheres saíram ao encontro de Saul, cantando e dançando alegremente, ao som de tambores e címbalos. 7*E, à medida que dançavam, cantavam em coro: «Saul matou mil, mas David matou dez mil.» 8Saul irritou-se em extremo e ficou sumamente desgostoso por isso. E disse: «Dão dez mil a David e a mim apenas mil! Só lhe falta a coroa!» 9A partir daquele dia, não voltou a olhar para David com bons olhos. 10*No dia seguinte, apoderou-se de Saul um espírito maligno enviado por permissão de Deus, e teve um acesso de loucura em sua casa. Como noutras ocasiões, David pôs-se a tocar o seu instrumento. Saul, segurando uma lança na mão, 11arremessou-a contra David, pensando: «Vou cravar David à parede!» Mas David desviou-se por duas vezes.
12Saul temia David, porque o SENHOR estava com David e se tinha afastado dele próprio. 13Saul afastou-o, então, de si, estabelecendo-o chefe de mil homens. À frente deles marchava David, 14sempre bem sucedido em tudo o que fazia, porque o SENHOR estava com ele. 15Saul, vendo-o tão engenhoso, teve receio dele. 16*Mas todos em Israel e Judá o amavam, porque David ia à frente deles em todas as expedições que se faziam.

Casamento de David (2 Sm 3,13-16) - 17Saul disse a David: «Eis Merab, a minha filha mais velha, que eu te darei por mulher, contanto que sejas valoroso e combatas nas guerras do SENHOR.» Saul pensava: «Não é bom que por minha mão o mate, seja antes a mão dos filisteus a fazê-lo.» 18David respondeu a Saul: «Quem sou eu? E que é a minha linhagem, a família de meu pai em Israel, para que me torne genro do rei?» 19E tendo chegado o tempo em que Merab, filha de Saul, devia ser dada a David, deram-na a Adriel, que era de Meolá.
20Mas Mical, outra filha de Saul, amava David. E contaram-no a Saul, que se alegrou com isso. 21«Vou dar-lhe Mical - pensava Saul - para que seja para ele uma armadilha e ele caia nas mãos dos filisteus.» Saul disse, pois, a David pela segunda vez: «Agora vais tornar-te meu genro.» 22E ordenou aos seus servos: «Dizei em segredo a David: Vê, o rei estima-te, e todos os seus servidores também.» 23Os servos de Saul repetiram essas palavras aos ouvidos de David, mas ele respondeu: «Parece-vos fácil ser genro do rei? Eu sou pobre e de condição humilde.» 24Os servos de Saul referiram-lhe as palavras de David. 25*Respondeu Saul: «Assim direis a David: 'O rei só pede como dote os prepúcios de cem filisteus incircuncisos, para se vingar dos seus inimigos.'» O seu desígnio era entregar David nas mãos dos filisteus.
26Os servos transmitiram a David esta mensagem. E esta pareceu a David uma exigência razoável para tornar-se genro do rei. Antes que expirasse o prazo fixado, 27David partiu com os seus homens e matou duzentos filisteus, entregando ao rei aquele número de prepúcios, a fim de se tornar seu genro. Saul deu-lhe por mulher sua filha Mical.
28Saul compreendeu, então, que o SENHOR estava com David. A sua filha Mical amava-o. 29O temor de Saul perante David aumentou. E detestou David durante todo o resto da sua vida. 30Cada vez que os príncipes dos filisteus saíam para a guerra, David era mais bem sucedido do que todos os homens de Saul, o que tornou cada vez mais célebre o seu nome.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.