Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda

Inteligência Espiritual

1.º Samuel 13

13 Guerra contra os filisteus (14,1-16) - 1*Saul era de meia-idade quando começou a reinar, e reinou cerca de vinte anos em Israel. 2Saul escolheu para si três mil homens de Israel: dois mil para ficarem com ele em Micmás e no monte Betel, e mil, com Jónatas, em Guibeá, no território de Benjamim. E despediu o resto do povo, cada um para sua casa.
3*Jónatas derrotou a guarnição dos filisteus de Gueba. Souberam-no os filisteus. E Saul mandou tocar a trombeta por toda a terra de Israel, dizendo: «Que o saibam os hebreus!» 4Todo o Israel ouviu esta notícia: «Saul destroçou toda a guarnição dos filisteus e Israel atraiu sobre si o ódio deles.» E o povo congregou-se à volta de Saul em Guilgal.
5*Juntaram-se os filisteus para combater Israel, com trinta mil carros, seis mil cavaleiros e uma multidão tão numerosa como as areias da praia do mar. Partiram e acamparam em Micmás, a oriente de Bet-Aven. 6Ao sentirem-se cercados, os israelitas, vendo o perigo em que se achavam, ocultaram-se nas cavernas, nos buracos, nos rochedos, nas grutas e nas cisternas. 7*Vários deles atravessaram o Jordão e foram para a terra de Gad em Guilead.

Ruptura entre Samuel e Saul (15, 22-28; 28,16-20; Act 13,22) - Saul, entretanto, estava ainda em Guilgal com todo o seu povo, que tremia de medo.
8*Esperou sete dias, segundo a ordem de Samuel. Mas este não chegava a Guilgal, e o povo, pouco a pouco, ia-se afastando. 9*Disse, pois, Saul: «Trazei-me o holocausto e os sacrifícios de comunhão.» E ele mesmo ofereceu o holocausto.
10Tendo acabado de o oferecer, eis que chegou Samuel. Saul saiu-lhe ao encontro para o saudar. 11Disse-lhe Samuel: «Que fizeste?» Respondeu Saul: «Vendo que o povo se dispersava e que tu não chegavas no tempo fixado, e que os filisteus se haviam reunido em Micmás, 12*disse de mim para mim: 'Agora os filisteus vão cair sobre mim em Guilgal, antes de eu aplacar o SENHOR. Por isso, eu próprio me decidi a oferecer o holocausto.'»
13*Samuel replicou-lhe: «Procedeste insensatamente, não observando o mandamento que te deu o SENHOR, teu Deus. Ele teria assegurado para sempre o teu reinado sobre Israel. 14*Agora, o teu reinado não subsistirá. O SENHOR escolheu para si um homem segundo o seu coração e fará dele chefe do seu povo, porque não observaste as suas ordens.» 15*E Samuel retirou-se, subindo de Guilgal a Guibeá de Benjamim. E Saul, passando revista aos homens que estavam com ele, achou que havia cerca de seiscentos homens. 16Saul, Jónatas, seu filho, e a tropa que tinha ficado com eles acamparam em Guibeá de Benjamim, enquanto os filisteus acamparam em Micmás. 17Três destacamentos saíram do acampamento dos filisteus para a pilhagem: um tomou o caminho de Ofra, no território de Chual; 18outro avançou pelo caminho de Bet-Horon, e o terceiro dirigiu-se para a fronteira que domina o vale de Seboim, do lado do deserto.
19Ora, em toda a terra de Israel não se encontrava um ferreiro, porque os filisteus haviam dito: «Os hebreus não hão-de fabricar espadas nem lanças.» 20Por isso, todos os israelitas tinham que acudir aos filisteus para afiar a relha do arado, o enxadão, o machado ou a foice. 21*O preço por afiar as relhas do arado e as enxadas era de dois terços de siclo, e um terço de siclo para afiar os machados e os aguilhões. 22E, chegando o dia do combate, não se encontrou nem espada, nem lança nas mãos dos homens que acompanhavam Saul e Jónatas. Apenas Saul e seu filho Jónatas estavam munidos dessas armas. 23Um grupo de filisteus avançou para além do desfiladeiro de Micmás.

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.