Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

1.º Samuel 12


12 Testamento de Samuel (Dt 28, 1-25; Js 23,1-16; 1 Rs 2,1-9) - 1*Samuel disse a todo o povo de Israel: «Como vistes, escutei-vos em tudo o que me pedistes e dei-vos um rei. 2Aí tendes o rei que vos há-de guiar. Eu estou velho e de cabelos brancos, e os meus filhos estão no meio de vós; guiei-vos desde a minha juventude até este dia. 3*Agora, aqui me tendes! Podeis acusar-me na presença do SENHOR e do seu ungido; acaso tomei o boi ou o jumento de alguém? Oprimi ou prejudiquei alguém? Recebi dádivas de alguém para fechar os olhos à sua conduta? Tudo vos restituirei.» 4Eles disseram: «Não nos prejudicaste, nem nos oprimiste, nem recebeste nada da mão de ninguém.»
5Samuel replicou: «O SENHOR é hoje testemunha contra vós, e o seu ungido é também testemunha de que vós não encontrastes em mim nada de censurável.» Responderam eles: «Ele é testemunha.» 6E Samuel continuou: «É, pois, testemunha o SENHOR, que escolheu Moisés e a Aarão e tirou os nossos pais do Egipto! 7Apresentai-vos. Vou chamar-vos a juízo diante do SENHOR, a respeito de todos os benefícios que Ele concedeu a vós e a vossos pais. 8*Quando Jacob entrou no Egipto e os vossos pais invocaram o SENHOR, Ele enviou Moisés e Aarão para os tirar do Egipto e instalá-los nesta terra. 9*Mas eles esqueceram-se do SENHOR, seu Deus, e Ele entregou-os ao poder de Sísera, chefe do exército de Haçor, ao poder dos filisteus e ao poder do rei de Moab, os quais combateram contra eles. 10Depois clamaram ao SENHOR, dizendo: 'Pecámos porque abandonámos o SENHOR e servimos os ídolos de Baal e de Astarté; agora, livra-nos das mãos dos nossos inimigos e nós te serviremos.' 11*Com efeito, o SENHOR enviou Jerubaal, Bedan, Jefté e Samuel para vos salvar do poder dos inimigos que vos cercavam, e vivestes em segurança. 12*Mas quando vistes Naás, rei dos amonitas, marchar contra vós, dissestes-me: 'Não! Um rei nos há-de governar!' E, todavia, o SENHOR, nosso Deus, é que é o vosso rei! 13*Aqui tendes, pois, o rei que escolhestes e pedistes; o SENHOR estabeleceu-o sobre vós. 14*Se temerdes o SENHOR, servindo-o, obedecendo à sua voz e não vos rebelando contra a sua vontade, tanto vós como o rei que vos governa vivereis na presença do SENHOR, vosso Deus! 15*Mas, se não ouvirdes a voz do SENHOR e vos revoltardes contra as suas ordens, a mão do SENHOR pesará sobre vós, como fez com os vossos pais. 16Agora ficai aqui um pouco e vereis o prodígio que o SENHOR vai realizar diante dos vossos olhos. 17*Não é agora o tempo da ceifa dos trigais? Vou invocar o SENHOR e Ele enviará trovões e chuvas, a fim de que compreendais o mal que fizestes aos seus olhos, pedindo um rei.»
18Samuel clamou ao SENHOR e o SENHOR mandou, naquele mesmo dia, trovões e chuva. Todo o povo sentiu grande temor perante o SENHOR e perante Samuel. 19*Disseram todos a Samuel: «Roga pelos teus servos ao SENHOR, teu Deus, para que não morramos, porque a todos os nossos pecados acrescentámos a maldade de pedir um rei.» 20*Samuel respondeu ao povo: «Não temais. É certo que procedestes mal; mas não vos afasteis do SENHOR, servi antes o SENHOR de todo o vosso coração; 21*nem vos lanceis atrás de ídolos vãos, que não vos salvam nem socorrem, pois não são nada. 22*O SENHOR, por amor do seu grande nome, não vos abandonará, pois quis fazer de vós o seu povo. 23Por minha parte, longe de mim pecar contra o SENHOR, deixando de interceder por vós. Eu vos mostrarei sempre o caminho bom e recto. 24*Só ao SENHOR temereis e servireis com fidelidade e com todo o vosso coração, pois vistes as maravilhas que Ele fez convosco. 25Se, porém, vos obstinardes no mal, perecereis, vós e o vosso rei.»

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.