Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

1.º Reis 9


9 Nova aparição de Deus a Salomão (3,5-15; 2 Cr 7,12-22) - 1Quando Salomão acabou de construir o templo do SENHOR, o palácio real e tudo quanto lhe aprouve, 2o SENHOR apareceu-lhe uma segunda vez, como lhe tinha aparecido em Guibeon. 3*O SENHOR disse-lhe:
«Ouvi a tua oração e a súplica que me dirigiste;
esta casa que tu me construíste,
Eu a consagrei a fim de nela colocar o meu nome para sempre;
os meus olhos e o meu coração aí ficarão eternamente.
4Quanto a ti, se andares na minha presença,
como David, teu pai,
de coração íntegro e sincero,
praticando tudo quanto te ordenei,
observando os meus mandamentos e as minhas leis,
5manterei para sempre o teu trono real sobre Israel,
como prometi a David, teu pai, dizendo:
'Haverá sempre um descendente teu no trono de Israel.'
6Se, porém, vós e os vossos filhos
acabardes por vos afastar de mim,
se não guardardes os meus mandamentos e as minhas leis,
que Eu estabeleci diante de vós,
se fordes servir outros deuses,
dobrando o joelho diante deles,
7então Eu exterminarei Israel da face da terra que lhe dei,
lançarei para longe de mim
o templo que consagrei ao meu nome,
e Israel se transformará em sarcasmo e zombaria
para todos os povos.
8Este templo que é tão grandioso,
quem passar perto dele há-de ficar estupefacto, exclamando:
'Por que razão terá o SENHOR tratado assim esta terra e este templo?'
9E lhes hão-de responder:
'Foi porque abandonaram o SENHOR, seu Deus,
que fez sair seus pais do Egipto;
porque seguiram outros deuses,
dobrando o joelho diante deles e os adoraram.
Por isso é que o SENHOR lhes mandou toda essa desgraça.'»

Outras actividades de Salomão (2 Cr 8,1-16) - 10Passados, pois, os vinte anos durante os quais Salomão construiu as duas casas, o templo do SENHOR e o palácio do rei - 11*Hiram, rei de Tiro, fornecera-lhe as madeiras de cedro e de cipreste, e ouro quanto ele quis - então o rei Salomão deu a Hiram vinte cidades na terra da Galileia. 12Hiram saiu de Tiro para ver as cidades que Salomão lhe tinha dado; mas não lhe agradaram. 13*E disse: «Que cidades me tinhas tu de dar, meu irmão!» E chamou-lhes terra de Cabul, nome que lhes ficou até ao dia de hoje. 14Hiram enviou ao rei cento e vinte talentos de ouro.
15É esta a relação dos trabalhos que o rei Salomão levou a efeito para a construção do templo do SENHOR, do seu palácio, de Milo, da muralha de Jerusalém, de Haçor, de Meguido e de Guézer.
16O faraó, rei do Egipto, pusera-se em marcha e conquistou Guézer, que incendiou; depois de ter matado os cananeus que nela viviam, deu-a em dote à filha, esposa de Salomão; 17Salomão reconstruiu Guézer, Bet-Horon de Baixo, 18Baalat, Tamar, na região do deserto, 19bem como todas as cidades da circunscrição, que lhe pertenciam, cidades para os carros, para a cavalaria, numa palavra, tudo o que lhe aprouve edificar em Jerusalém, no Líbano e em todas as terras do seu domínio. 20*Restava apenas um conjunto de povos amorreus, heteus, perizeus, heveus e jebuseus, que não faziam parte dos filhos de Israel. 21*Os seus filhos, que ficaram no país depois deles e que os filhos de Israel não tinham conseguido votar à destruição, a esses recrutou-os Salomão para trabalhos pesados, como estão ainda hoje. 22*Dos filhos de Israel, Salomão não destinou nenhum à escravatura, pois eram homens de guerra, seus chefes, seus escudeiros, comandantes dos seus carros e da sua cavalaria. 23Havia quinhentos e cinquenta inspectores dos trabalhos de Salomão, cujo encargo era vigiar os operários.
24A filha do Faraó saiu da cidade de David e veio para a casa que lhe tinha construído Salomão; foi só então que ele edificou Milo. 25*Três vezes por ano, Salomão oferecia holocaustos e sacrifícios de comunhão sobre o altar que tinha construído ao SENHOR, e queimava incenso sobre o altar que estava diante do SENHOR. Concluiu deste modo o templo. 26Salomão construiu uma frota em Ecion-Guéber, que fica junto de Elat, na margem do Mar dos Juncos, no país de Edom. 27Hiram mandou os seus servos nesta frota, marinheiros peritos em náutica, com os homens de Salomão. 28Chegaram a Ofir, donde trouxeram quatrocentos e vinte talentos de ouro, que levaram ao rei Salomão.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.