Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

1.º Reis 6


6 Edificação do templo (2 Cr 3,1-17) - 1*No ano quatrocentos e oitenta após a saída dos filhos de Israel do Egipto, no quarto ano do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de Ziv, que é o segundo mês do ano, começou a edificar-se o templo do SENHOR. 2*O templo que o rei Salomão construiu ao SENHOR media sessenta côvados de comprimento, vinte de largura e trinta de altura. 3O pórtico à entrada do templo media vinte côvados de comprimento no sentido da largura do templo e dez côvados de largura, no sentido do prolongamento do templo. 4Colocou no templo janelas com grades de madeira. 5Encostados aos muros do templo, mesmo à volta, construiu andares que rodeavam os muros do templo, o pórtico e o santuário; deste modo cercou toda a casa de andares laterais. 6O andar inferior media cinco côvados de largura, o segundo, seis e o terceiro, sete; estas reduções na parte exterior eram para evitar que as vigas penetrassem mesmo nos muros do edifício.
7Na construção do templo só se empregaram pedras lavradas na pedreira; deste modo, durante os trabalhos de construção, nenhum ruído se ouvia, nem de martelo, nem de cinzel, nem de qualquer outra ferramenta. 8A porta do andar inferior ficava do lado direito do edifício; subia-se por uma escada em espiral ao andar do meio e, deste, ao terceiro. 9Tendo acabado de construir o templo, Salomão adornou-o com tábuas e forro de cedro. 10Levantou andares à volta de todo o edifício, com cinco côvados de altura cada um, e ligou-os ao templo por traves de cedro.
11Então a palavra do SENHOR foi dirigida assim a Salomão: 12«Por estares a construir este templo, se guardares as minhas leis, cumprires os meus mandamentos e observares todos os meus preceitos, guiando-te por eles, cumprirei em ti todas as promessas que fiz a teu pai David. 13Habitarei no meio dos filhos de Israel, sem nunca abandonar Israel, meu povo.»
14Salomão acabou de edificar o templo. 15Depois revestiu o interior das paredes do edifício com placas de cedro, do pavimento ao tecto. Revestiu assim todo o interior com madeiras de cedro e recobriu o pavimento com placas de cipreste. 16Em seguida revestiu com placas de cedro, desde o solo aos tectos, o espaço de vinte côvados que forma o fundo do templo. Ele transformou o interior do edifício em lugar santíssimo, o Santo dos Santos. 17Os restantes quarenta côvados, esses constituíam a parte interior do templo. 18Todo o interior do edifício era revestido de cedro em tábuas entalhadas com flores e frutos; tudo era de cedro, não se via pedra alguma.
19Construiu o santuário ao fundo, no interior do templo, para colocar lá a Arca da aliança do SENHOR. 20*O santuário media vinte côvados de comprimento, vinte de largura e vinte de altura. Salomão fez um altar de madeira de cedro para a frente do santuário 21e revestiu de ouro todo o interior do templo; diante do santuário, que também estava revestido de ouro puro, havia umas correntes de ouro. 22Revestiu de ouro fino todo o edifício de alto a baixo e recobriu também de ouro o altar que estava diante do santuário.

Os querubins (Ex 25,18-22; 37,7-9; 2 Cr 3,10-13) - 23No santuário colocou dois querubins de pau de oliveira, que mediam dez côvados de altura. 24Uma asa de um querubim media cinco côvados; a outra asa, cinco côvados; deste modo, da extremidade de uma asa à extremidade da outra iam dez côvados. 25O segundo querubim media também, no total, dez côvados; a dimensão e a forma dos dois querubins eram iguais.
26A altura do primeiro querubim era de dez côvados; a do segundo era igual. 27Colocou os querubins no meio do templo, no seu interior. Os querubins tinham as asas estendidas. A asa do primeiro querubim tocava na parede, a do segundo tocava na outra parede. As duas asas dos querubins que ficavam para dentro tocavam-se uma à outra. 28Revestiu também com placas de ouro os querubins.
29Em todos os muros do templo mandou esculpir por dentro e por fora querubins, palmas e flores. 30Revestiu de ouro por dentro e por fora o pavimento do templo. 31À entrada do santuário colocou batentes de madeira de oliveira, cujo enquadramento com as ombreiras formava a quinta parte do muro. 32Nos dois batentes de madeira de oliveira fez esculpir querubins, palmas e flores, revestindo-as de ouro; também cobriu de ouro tanto os querubins como as palmas. 33Para as portas do templo fez também batentes de madeira de oliveira, que ocupavam a quarta parte do muro, 34assim como dois batentes em madeira de cipreste; dois painéis móveis para o primeiro e outros dois para o segundo. 35Mandou esculpir nelas, igualmente, querubins, palmas e botões de flor, revestindo tudo a ouro. 36Construiu depois o átrio interior: três ordens de pedra lavrada, e uma ala de traves de cedro.
37No quarto ano do seu reinado, no mês de Ziv, foram lançadas as bases do templo do SENHOR. 38No décimo primeiro ano, no mês de Bul, que é o oitavo mês, acabou de se construir o templo em todo o seu conjunto e pormenores. Salomão construiu-o em sete anos.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.