Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda

Inteligência Espiritual

1.º Reis 13

13 Um profeta repreende Jeroboão - 1Estando Jeroboão de pé diante do altar para apresentar um sacrifício, eis que vem de Judá a Betel, por ordem do SENHOR, um homem de Deus. 2*Pôs-se a clamar contra o altar, segundo a palavra do SENHOR, dizendo: «Altar! Altar! Assim fala o SENHOR. Um filho vai nascer à casa de David que se há-de chamar Josias; e ele degolará sobre ti os sacerdotes dos lugares altos que agora queimam sobre ti o incenso; sobre ti serão queimados ossos humanos.»
3*Nesse mesmo dia deu um sinal, dizendo: «Este é o sinal que o SENHOR pronunciou: Eis que o altar vai abrir fendas; e vai espalhar-se a cinza que está sobre ele!» 4Quando ouviu as palavras que o homem de Deus gritou contra o altar em Betel, Jeroboão estendeu o braço contra o altar e disse: «Prendei-o!» Mas a mão que estendera contra o homem de Deus secou-se-lhe, de modo que não a podia mexer. 5O altar abriu fendas e a cinza que estava sobre ele espalhou-se, conforme o sinal que o homem de Deus tinha dado, por ordem do SENHOR. 6Então o rei disse ao homem de Deus: «Aplaca o SENHOR, teu Deus; roga por mim para que eu volte a ter sã a minha mão!» O homem de Deus rogou ao SENHOR e a mão do rei voltou para ele, e estava tal como era antes.
7Então o rei falou ao homem de Deus: «Vem comigo a minha casa para te restabeleceres e dar-te-ei um presente.» 8O homem de Deus disse ao rei: «Nem que me desses metade da tua casa, eu não iria contigo! E não comerei o pão nem beberei água neste lugar. 9Pois tal é a ordem que recebi do SENHOR, que me disse: 'Não comerás pão, não beberás água nem regressarás pelo caminho por onde foste.'» 10E foi-se embora por outro caminho, sem regressar pelo caminho por onde fora para Betel.
11Morava em Betel um profeta idoso; seus filhos vieram ter com ele e contaram-lhe tudo quanto fizera nesse dia o homem de Deus, em Betel. Todas as palavras que ele dissera ao rei, contaram-nas igualmente ao seu pai. 12O pai perguntou-lhes: «Por qual caminho foi ele?» Os filhos informaram-no acerca do caminho por onde se fora o homem de Deus vindo de Judá. 13Disse ele então aos seus filhos: «Selai-me o jumento!» Eles selaram-lho e ele montou.
14Partiu logo no encalço do homem de Deus e alcançou-o quando ele estava sentado debaixo de um terebinto; e disse-lhe: «És tu o homem de Deus que veio de Judá?» Ele respondeu: «Sou eu mesmo.» 15Então disse-lhe: «Vem comigo à minha casa, comer um pouco de pão.» 16Ele respondeu: «Não posso voltar atrás nem ir contigo; não comerei pão, nem beberei água contigo neste lugar. 17É que o SENHOR dirigiu-me a palavra para que não comesse pão aqui nem bebesse água, nem voltasse pelo mesmo caminho por onde vim para aqui.» 18*Disse-lhe então: «Também eu sou profeta como tu, e um anjo disse-me: Palavra do SENHOR: 'Fá-lo voltar contigo para tua casa e fá-lo comer pão e beber água.'» Ele mentia-lhe! 19O homem de Deus voltou com ele, comeu pão em sua casa e bebeu água.
20Ora quando eles estavam sentados à mesa, a palavra do SENHOR foi dirigida ao profeta que o tinha feito voltar. 21*E o velho profeta clamou ao homem de Deus que tinha vindo de Judá, dizendo: «Assim fala o SENHOR: Já que desobedeceste ao SENHOR e não guardaste a ordem que o SENHOR Deus te deu; 22*já que voltaste atrás, comeste pão e bebeste água no lugar acerca do qual te dissera: 'Não comerás aí pão, nem beberás água', o teu cadáver não regressará ao túmulo dos teus pais.» 23Depois de o homem de Deus ter comido pão e ter bebido, o profeta selou-lhe o jumento e ele partiu. 24Pelo caminho encontrou um leão, que o matou; o seu cadáver ficou estendido no caminho e, junto dele, o jumento de um lado, e do outro o leão. 25Eis que então os transeuntes viram o cadáver estendido no caminho e o leão postado junto do cadáver; vieram então contar isso na cidade em que habitara o velho profeta. 26Ouviu isto o profeta que o tinha feito voltar, e disse assim o homem de Deus: «Este é o homem de Deus que desobedeceu ao SENHOR; o SENHOR entregou-o ao leão que o dilacerou e matou, segundo a palavra que o SENHOR lhe dissera.» 27E falou com os seus filhos, dizendo: «Selai-me o jumento.» Eles selaram-no. 28*Partiu então e encontrou o cadáver estendido no caminho, tendo a seu lado o jumento e o leão. O leão não devorara o cadáver nem tinha quebrado um osso ao jumento. 29O profeta tomou o cadáver do homem de Deus, pô-lo sobre o jumento e levou-o. O velho profeta voltou para a cidade para cumprir o luto e sepultá-lo. 30Depositou o cadáver no seu túmulo e chorou sobre ele, dizendo: «Ai, meu irmão!» 31Depois de tê-lo sepultado falou aos seus filhos, dizendo: «Quando eu morrer, haveis de me sepultar no túmulo em que está sepultado o homem de Deus; poreis os meus ossos ao lado dos ossos dele. 32Mas tem de se cumprir inexoravelmente a ameaça que ele gritou como palavra do SENHOR contra o altar que está em Betel e contra todos os templos dos lugares altos que há nas cidades da Samaria.»
33Não obstante estas palavras, Jeroboão não se converteu da sua conduta perversa. Mas continuou a fazer sacerdotes dos lugares altos a homens oriundos da massa do povo; a quem ele queria, consagrava-os e ficavam sacerdotes dos lugares altos.
34Nisto é que consistiu o pecado da casa de Jeroboão; por isso é que ela foi destruída e desapareceu da face da terra.

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.