Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

1.º Crónicas 21


21 Recenseamento do povo (2 Sm 24,1-9) - 1*Satan levantou-se contra Israel e incitou David a fazer o recenseamento de Israel. 2David disse a Joab e aos chefes do povo: «Ide fazer o recenseamento de Israel desde Bercheba até Dan, e trazei-mo para que eu saiba o seu número.» 3Joab respondeu: «O SENHOR multiplique o seu povo cem vezes mais! Não são todos eles, ó rei meu senhor, os servos do meu senhor? Para que exige agora isto o meu senhor? Porque pretende uma coisa que será imputada como pecado a Israel?» 4Mas o rei persistiu na ordem que dera a Joab. Joab partiu e, depois de percorrer todo o Israel, regressou a Jerusalém. 5*E entregou a David a lista do recenseamento do povo. Havia em todo o Israel um milhão e cem mil homens aptos para a guerra e, em Judá, quatrocentos e setenta mil. 6Não fez o recenseamento da tribo de Levi nem da de Benjamim, porque Joab abominava a ordem do rei.

Deus castiga David (2 Sm 24,10-17) - 7Deus não viu isto com bons olhos e feriu Israel. 8David disse a Deus: «Pequei gravemente, ao agir desta maneira. Agora digna-te perdoar a iniquidade do teu servo, pois agi como um insensato.» 9Então o SENHOR dirigiu-se a Gad, vidente de David, nestes termos: 10«Vai dizer a David: Isto diz o SENHOR: 'Proponho-te três coisas; escolhe uma delas, aquela que quiseres que Eu te faça'.»
11Gad foi ao encontro de David e disse-lhe: «Isto diz o SENHOR: 12'Escolhe ou três anos de fome, ou três meses durante os quais fugirás dos teus inimigos e serás atingido pela sua espada, ou, durante três dias, a espada do SENHOR e a peste, e o anjo do SENHOR devastando todo o território de Israel.' Vê, pois, que resposta devo dar àquele que me enviou.» 13David respondeu: «Estou numa cruel angústia; mas é melhor cair nas mãos do SENHOR, pois é imensa a sua misericórdia, do que cair nas mãos dos homens!»
14E o SENHOR mandou a peste a Israel, e morreram setenta mil homens. 15*Deus enviou um anjo a Jerusalém para a destruir. Quando ele a destruía, o SENHOR olhou e compadeceu-se deste mal e disse ao anjo destruidor: «Basta! Retira a tua mão.»
Ora o anjo do SENHOR achava-se perto da eira de Ornan, o jebuseu.
16David levantou os olhos e viu o anjo do SENHOR que estava entre o céu e a terra, com uma espada desembainhada na mão, dirigida contra Jerusalém. Então, David e os anciãos, vestidos de saco, prostraram-se com o rosto por terra.

David constrói um altar ao Senhor (2 Sm 24,18-25; 2 Cr 7,1-11) - 17David disse a Deus: «Não fui eu que mandei fazer o recenseamento do povo? Fui eu que pequei e fiz esse mal. Mas essas ovelhas, que fizeram elas? SENHOR, meu Deus, que a tua mão caia, pois, sobre mim e a casa do meu pai, mas não sobre o teu povo.» 18O anjo do SENHOR mandou Gad dizer a David que subisse para levantar um altar ao SENHOR na eira de Ornan, o jebuseu. 19David subiu, de acordo com a ordem dada por Gad em nome do SENHOR. 20Ornan voltou-se e viu o anjo, e escondeu-se com os seus quatro filhos. Estava nesse momento a debulhar o trigo. 21Quando David chegou perto de Ornan, este olhou e viu David e, saindo da eira, prostrou-se diante de David com o rosto por terra.
22*David disse-lhe: «Cede-me o terreno da tua eira para eu erigir nela um altar ao SENHOR; cede-mo pelo seu valor em dinheiro, para que o flagelo se retire de cima do povo.» 23Ornan respondeu: «Toma-o, e que o meu senhor, o rei, faça o que lhe parecer melhor. Vê: dou-te os bois para o holocausto, as grades para a lenha e o trigo para a oblação; dou-te tudo!» 24Mas David respondeu-lhe: «Quero comprá-lo a dinheiro pelo seu justo valor; não tomarei o que te pertence para dar ao SENHOR, e não oferecerei um holocausto que nada me custe.»
25David deu a Ornan seiscentos ciclos de ouro pelo terreno. 26E edificou ali um altar ao SENHOR. Ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão. Invocou o SENHOR e o SENHOR respondeu-lhe por meio do fogo que desceu do céu sobre o altar do holocausto.
27Então, o SENHOR ordenou ao anjo que metesse a espada na bainha. 28Imediatamente, David, vendo que o SENHOR ouvira a sua oração na eira de Ornan, o jebuseu, ofereceu ali sacrifícios. 29O tabernáculo do SENHOR, que Moisés construíra no deserto, e o altar dos holocaustos encontravam-se nesse tempo no lugar alto de Guibeon. 30Mas David não pôde dirigir-se a esse altar para rogar a Deus, porque ficara aterrado ao ver a espada do anjo do SENHOR.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.