Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

1.º Crónicas 17


17 A promessa de Deus (2 Sm 7,1-29) - 1*Quando David se instalou no seu palácio disse ao profeta Natan: «Eis que habito num palácio de cedro, e a Arca da aliança do SENHOR está debaixo de uma tenda.» 2Natan respondeu: «Faz o que o teu coração te inspirar, porque Deus está contigo.» 3Mas na noite seguinte a palavra de Deus foi dirigida a Natan nestes termos: 4Vai e diz a David, meu servo: Isto diz o SENHOR:
'Não és tu que me construirás a casa em que habitarei.
5Nunca habitei em casa fixa, desde o dia em que tirei Israel do Egipto até hoje, mas tenho andado de tenda em tenda, de morada em morada. 6Durante todo o tempo em que viajei com todo o Israel, jamais pus esta questão a qualquer dos juízes de Israel, aos quais encarregara de apascentar o meu povo, dizendo: Porque não me edificais uma casa de cedro?' 7Agora dirás ao meu servo David: Isto diz o SENHOR do universo: 'Tirei-te dos campos de pastagens e do pastoreio das ovelhas para seres o chefe do meu povo de Israel; 8andei contigo em todos os teus caminhos, exterminei diante de ti os teus inimigos e dei-te um nome igual ao dos grandes da terra. 9Dei um lugar de habitação ao meu povo de Israel; fixei-o. Ele está estabelecido, jamais será removido e os iníquos jamais o oprimirão como outrora, 10*como no dia em que estabeleci juízes sobre Israel, meu povo. Humilhei todos os teus inimigos, e anuncio-te que o SENHOR edificará para ti uma casa.
11Quando se acabarem os teus dias e te tiveres juntado aos teus pais, elevarei um teu descendente, depois de ti, de entre os teus filhos, e tornarei firme a sua realeza. 12Será ele quem me construirá uma casa e firmarei o seu trono para sempre. 13*Serei para ele um pai e ele será para mim um filho, e jamais retirarei o meu favor como o retirei àquele que te precedeu. 14Eu o estabelecerei na minha casa e no meu reino para sempre, e o seu trono será firme por todos os séculos.'» 15Natan transmitiu a David todas estas palavras e toda esta visão.

Agradecimento de David - 16*Então David apresentou-se diante do SENHOR e disse:
«Quem sou eu, SENHOR Deus, e que é a minha casa, para que me faças chegar aonde estou?
17E todavia, ó Deus, isto é pouco aos teus olhos! Falaste da casa do teu servo para os tempos longínquos, e olhaste para mim, ó SENHOR Deus, como para um homem de alta dignidade! 18Que mais te poderia dizer David sobre a honra que fazes ao teu servo? Tu conheces o teu servo. 19SENHOR, é por causa do teu servo e segundo o impulso do teu coração que executaste todas estas grandes coisas para lhas revelar.
20SENHOR, ninguém é semelhante a ti, não há outro deus como Tu, conforme ouvimos dizer com os nossos ouvidos. 21Haverá sobre a terra uma só nação comparável ao teu povo de Israel, cujo deus a tenha resgatado para fazer dela o seu povo, como o fizeste, ao impores a glória do teu nome à força de prodígios espantosos, e ao expulsares as nações diante do teu povo, que libertaste do Egipto? 22Fizeste de Israel o teu povo para sempre e Tu, SENHOR, tornaste-te o seu Deus.
23E agora, SENHOR, possa subsistir eternamente a palavra que pronunciaste acerca do teu servo e da sua casa! Faz como disseste. 24Que ela se realize para sempre, e então o teu nome será eternamente exaltado, e dir-se-á: 'O SENHOR do universo, Deus de Israel, é na verdade um Deus para Israel.' E que seja firme, diante de ti, a casa do teu servo David, 25porque Tu mesmo, ó meu Deus, revelaste ao teu servo que lhe construirás uma casa. Por isso o teu servo ousou dirigir-te esta prece. 26Agora, SENHOR, Tu és Deus e prometeste esta graça ao teu servo. 27*Digna-te, portanto, abençoar a casa do teu servo para que subsista para sempre diante de ti; porque Tu, SENHOR, a abençoaste e bendita será para sempre.»

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.