Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

1.º Crónicas 12


12 Apoiantes de David antes de ser rei - 1*Estes são os que se juntaram a David, em Ciclag, quando ainda estava afastado de Saul, filho de Quis; estão contados entre os valentes que lhe prestaram ajuda durante a guerra.
2Eram arqueiros exercitados em lançar pedras, tanto com a mão esquerda como com a mão direita, e disparavam flechas com o arco.
Eram irmãos de Saul, de Benjamim:
3o chefe Aiézer e Joás, filhos de Chemaá, de Guibeá; Jeziel e Pélet, filhos de Azemávet; Beracá e Jeú de Anatot; 4Jismaías de Guibeon, o mais valente dos trinta e chefe dos trinta; 5Jeremias, Jaziel, Joanan e Jozabad de Guedera; 6Eluzai, Jerimot, Baalias, Chemarias, Chefatias de Haruf; 7Elcana, Jisias, Azarel, Joézer e Jachobam, filhos de Coré; 8Joela e Zebadias, filhos de Jeroam de Guedor.
9Os homens valentes dos gaditas uniram-se a David nas cavernas do deserto, guerreiros exercitados no combate, que conheciam o manejo do escudo e da lança: tinham o aspecto de leões e a agilidade das gazelas das montanhas. 10Ézer era o seu chefe; Abdias o segundo; Eliab o terceiro; 11Mismana o quarto; Jeremias o quinto; 12Atai o sexto; Eliel o sétimo; 13Joanan o oitavo; Elzabad o nono; 14Jeremias o décimo; Macbanai o décimo primeiro.
15Eram estes os filhos de Gad, chefes do exército; o menor deles todos podia vencer cem, e o mais forte, mil. 16*Foram eles que atravessaram o Jordão, no primeiro mês, quando o rio costumava transbordar em todo o seu curso, e puseram em fuga todos os habitantes do vale, a leste e a oeste.
17Também alguns filhos de Benjamim e de Judá vieram aliar-se a David nas cavernas. 18*David saiu ao encontro deles e disse-lhes: «Se é como amigos que vindes, para me prestar auxílio, o meu coração está unido ao vosso; mas se é para me atraiçoar e entregar aos inimigos - pois as minhas mãos estão limpas de toda a violência - que o Deus de nossos pais seja testemunha e juiz.»
19*Então o espírito entrou em Amassai, chefe dos trinta, que disse: «A ti e ao teu povo, filho de Jessé, paz!
Paz a ti e paz a quantos te protegem, pois o teu Deus presta-te auxílio.»
David recebeu-os e deu-lhes um lugar entre os chefes do exército.
20Também os filhos de Manassés se juntaram a David quando ele, com os filisteus, foi fazer guerra a Saul. Contudo, não socorreram os filisteus porque, depois de se reunirem em conselho, os príncipes dos filisteus despediram David, dizendo: «Ele passará para o lado de Saul, com perigo das nossas cabeças.»
21Quando voltou a Ciclag, foram estes os homens de Manassés que se lhe juntaram: Adna, Jozabad, Jediael, Micael, Jozabad, Eliú e Siltai, comandantes de milhares de Manassés. 22Uniram-se a David contra os bandos de salteadores, porque todos eles eram homens valentes e foram chefes do exército. 23Todos os dias chegavam homens a David para o auxiliar e, assim, veio a ter um grande exército, como um exército de Deus.

Guerreiros proclamam David rei de Israel - 24*Este é o número dos homens armados para a guerra, que foram ter com David, em Hebron, para transferir para ele o reino de Saul, segundo a ordem do SENHOR. 25Filhos de Judá, portadores de escudo e lança: seis mil e oitocentos, armados para a guerra.
26Dos filhos de Simeão, sete mil e cem valentes guerreiros. 27Dos filhos de Levi, quatro mil e seiscentos. 28Joiadá, chefe da casa de Aarão, com três mil e setecentos homens. 29Sadoc, jovem e valente guerreiro, com vinte e dois chefes da casa de seu pai. 30Dos filhos de Benjamim, irmãos de Saul, três mil, pois até então a maior parte deles guardava fidelidade à casa de Saul. 31Dos filhos de Efraim, vinte mil e oitocentos guerreiros, conhecidos nas suas famílias pela sua valentia. 32Da meia tribo de Manassés, dezoito mil, que foram nominativamente designados para ir proclamar David como rei. 33Dos filhos de Issacar, que tinham o sentido da oportunidade e sabiam o que Israel devia fazer, duzentos chefes e todos os seus irmãos sob as suas ordens. 34De Zabulão, cinquenta mil em estado de pegar em armas, preparados para o combate, equipados com toda a classe de armas, prontos a socorrer David de coração resoluto. 35De Neftali, mil chefes, e com eles trinta e sete mil homens que levavam escudo e lança. 36Dos danitas, vinte e oito mil e seiscentos homens prontos para se pôr em ordem de batalha. 37De Aser, homens preparados para o combate: quarenta mil. 38E, do outro lado do Jordão, dos rubenitas, dos gaditas e da meia tribo de Manassés, cento e vinte mil, equipados com todas as armas.
39*Todos estes homens de guerra prontos para o combate, de coração sincero, vieram a Hebron, para proclamar David rei de todo o Israel. E o resto de Israel estava igualmente unânime em proclamar rei a David. 40Permaneceram ali com David três dias, comendo e bebendo, porque seus irmãos lhes prepararam a comida. 41Além disso, os que moravam perto deles, até Issacar, Zabulão e Neftali, traziam-lhes víveres transportados em jumentos, camelos, mulas e bois; provisões de farinha, figos, uvas passas, vinho, azeite, vacas e ovelhas em abundância, porque havia alegria em Israel.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.