Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Génesis 29


JACOB E LABÃO

29 1*Jacob retomou o caminho para as terras do Oriente. 2Olhando em redor, viu no campo um poço, junto do qual estavam deitados três rebanhos de ovelhas. Este poço servia de bebedouro aos rebanhos. Como, porém, a pedra que tapava a boca do poço era grande, 3afastavam-na da abertura só quando se reuniam todos os rebanhos. Davam, então, de beber aos animais e depois tornavam a colocar a pedra no respectivo lugar.
4*Jacob perguntou aos pastores: «De onde sois, meus irmãos?» Responderam: «Somos de Haran.» 5Ele disse-lhes: «Conheceis Labão, filho de Naor?» Responderam: «Conhecemos.» 6Disse-lhes ele: «E está de boa saúde?» Responderam: «Está de boa saúde, e ali vem Raquel, sua filha, com o rebanho.» 7Ele disse: «Ainda é dia claro, é cedo para recolher os rebanhos; dai de beber às ovelhas e voltai com elas a pastar.» 8Responderam: «Não podemos, enquanto todos os rebanhos não estiverem reunidos. Então, afasta-se a pedra da boca do poço e damos de beber ao gado.»
9Estava ainda a conversar com eles, quando apareceu Raquel com o rebanho do seu pai, pois ela era pastora. 10Logo que Jacob viu Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e o rebanho de seu tio Labão, aproximou-se, removeu a pedra que estava sobre a abertura do poço e deu de beber às ovelhas de Labão, seu tio. 11Depois, beijou Raquel e começou a chorar. 12Jacob declarou a Raquel que era parente do seu pai e filho de Rebeca. Ela correu a participar tudo a seu pai.
13Quando Labão ouviu falar de Jacob, filho da sua irmã, foi imediatamente ao encontro dele, apertou-o nos braços, beijou-o e levou-o para a sua casa. Jacob contou a Labão tudo quanto se havia passado. 14*E Labão disse-lhe: «Sim, tu és do meu sangue, pertences à minha própria família.» E Jacob morou com Labão um mês inteiro.

Lia e Raquel - 15Depois disso, Labão disse a Jacob: «Acaso estás a servir-me sem qualquer recompensa, apenas por seres meu parente? Diz que salário deverá ser o teu.» 16Ora, Labão tinha duas filhas. A mais velha chamava-se Lia e a mais nova, Raquel. 17Lia tinha o olhar terno; Raquel era esbelta e de belo rosto.
18*Jacob amava Raquel e disse: «Servir-te-ei sete anos por Raquel, a tua filha mais nova.» 19Labão respondeu: «Melhor é dar-ta a ti do que a outro; fica em minha casa.» 20E Jacob serviu por Raquel sete anos, que lhe pareceram apenas alguns dias, tanto era o amor que por ela sentia.
21Então, Jacob disse a Labão: «Dá-me a minha mulher, porque o meu tempo findou, e quero casar com ela.» 22Labão reuniu todos os homens do lugar e ofereceu um banquete. 23*Mas, já de noite, conduziu Lia a Jacob, que dela se aproximou. 24E para serva de Lia, sua filha, Labão deu-lhe sua escrava Zilpa. 25*No dia seguinte de manhã, Jacob, vendo que era Lia, disse a Labão: «Porque me fizeste isso? Não foi por Raquel que eu te servi? Porque me enganaste?» 26Labão respondeu: «Aqui, não é costume dar a mais nova em casamento, antes da mais velha. 27*Terminada a semana de núpcias, dar-te-ei também a outra, sua irmã, na condição de me servires ainda mais sete anos.»
28Assim fez Jacob; e, terminada a semana de núpcias de Lia, Labão deu-lhe Raquel, sua filha, por mulher. 29E Labão deu à sua filha Raquel a sua escrava Bila, para ficar ao serviço dela. 30*Jacob uniu-se também a Raquel, que amava mais do que a Lia. E serviu ainda em casa de Labão durante outros sete anos.

Os filhos de Jacob - 31*Vendo o SENHOR que Lia não era amada, tornou-a fecunda, enquanto Raquel permanecia estéril. 32*Lia concebeu e deu à luz um filho, ao qual deu o nome de Rúben, porque disse: «O SENHOR olhou para a minha humilhação; agora serei amada por meu marido.»
33Concebeu outra vez e deu à luz um filho; e disse: «O SENHOR, sabendo que eu era desdenhada, deu-me também este.» E deu-lhe o nome de Si-meão. 34Tornou a conceber novamente e deu à luz um filho; e disse: «Agora meu marido prender-se-á a mim, porque já lhe dei três filhos.» Por isso, deu-lhe o nome de Levi. 35Concebeu ainda mais outra vez e deu à luz um filho; e disse: «Sim, agora louvarei o SENHOR.» E deu-lhe, por isso, o nome de Judá. Depois não teve mais filhos.

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.