Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Deuteronómio 5


5 O Decálogo (Ex 19,16-20; 20,2-17) - 1Moisés convocou todo o Israel e disse: «Escuta, Israel, as leis e os preceitos que eu hoje proclamo aos vossos ouvidos; aprendei-os e ponde-os em prática. 2O SENHOR, nosso Deus, concluiu uma aliança connosco no Horeb. 3Não foi com os nossos pais que o SENHOR concluiu esta aliança, mas connosco que, estamos aqui todos vivos hoje. 4O SENHOR falou-nos face a face sobre a montanha, do meio do fogo. 5Naquele tempo, eu estava entre o SENHOR e vós, para vos transmitir as suas palavras porque, com medo do fogo, não subistes à montanha. Ele disse:
6*'Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirou da terra do Egipto, da casa da escravidão. 7Não terás nenhum outro deus além de mim.
8*Não farás para ti nenhuma imagem esculpida, seja do que está no alto do céu, ou em baixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. 9*Não te prostrarás diante delas e não as adorarás, porque Eu, o SENHOR, sou o teu Deus, um Deus ciumento, que castigo a iniquidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração dos que me ofendem, 10mas uso de benevolência até à milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
11Não invocarás em vão o nome do SENHOR, teu Deus, porque o SENHOR não deixará impune aquele que tiver invocado o seu nome em vão.
12Guarda o dia de sábado para o santificar, como te ordenou o SENHOR, teu Deus. 13Trabalharás durante seis dias e neles farás todos os teus trabalhos; 14mas, o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus: não farás trabalho algum, nem tu, nem os teus filhos e filhas, nem o teu escravo ou escrava, nem o teu boi, o teu jumento ou qualquer outro animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas, para que o teu servo e a tua serva descansem como tu. 15*Lembra-te que foste escravo na terra do Egipto, donde o SENHOR, teu Deus, te tirou com mão forte e braço estendido. Por isso te ordenou o SENHOR, teu Deus, que guardasses o dia de sábado.
16*Honra o teu pai e a tua mãe, como te ordenou o SENHOR, teu Deus, a fim de prolongares os teus dias e viveres feliz na terra que o SENHOR, teu Deus, te há-de dar.
17Não matarás.
18Não cometerás adultério.
19Não roubarás.
20Não prestarás falso testemunho contra o teu próximo.
21Não cobiçarás a mulher do teu próximo e não desejarás a sua casa, nem o seu campo, nem o seu escravo, nem a sua escrava, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem nada que lhe pertença.'
22*Estas palavras dirigiu o SENHOR a toda a vossa assembleia sobre a montanha, do meio do fogo, da nuvem e das trevas, com voz forte, sem acrescentar mais nada; escreveu-as em duas tábuas de pedra e entregou-mas. 23Quando ouvistes a voz que saía do meio das trevas, enquanto a montanha se abrasava em fogo, aproximastes-vos todos de mim com os chefes das vossas tribos e os vossos anciãos, e dissestes-me: 24*'Na verdade, o SENHOR, nosso Deus, revelou-nos a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo. Hoje mesmo damo-nos conta de que Deus pode falar ao homem e este continuar vivo! 25Mas agora não iremos morrer, consumidos por esse grande fogo? Se continuarmos a ouvir a voz do SENHOR, nosso Deus, morreremos. 26Pois que criatura poderá ouvir a voz do Deus vivo, falando do meio do fogo, como nós ouvimos, e permanecer viva? 27Vai tu e escuta tudo o que disser o SENHOR, nosso Deus; e, depois, tu nos dirás tudo o que o SENHOR, nosso Deus, te tiver dito; então ouviremos e obedeceremos.'
28O SENHOR ouviu a súplica das vossas palavras quando me faláveis, e disse-me: 'Ouvi a súplica das palavras que esse povo te dirigiu; tudo o que eles disseram está bem. 29Quem dera que tivessem sempre a peito temer-me e cumprir todos os meus mandamentos, para serem eterna-mente felizes, eles e os seus filhos. 30Vai, diz-lhes que voltem para as suas tendas. 31Tu, porém, fica aqui comigo, e Eu te exporei todos os mandamentos, leis e preceitos que lhes ensinarás e que eles cumprirão na terra que Eu lhes darei em propriedade.' 32Tomai cuidado em cumprir o que vos ordenou o SENHOR, vosso Deus; não vos afasteis para a direita nem para a esquerda. 33Segui o caminho que o SENHOR, vosso Deus, vos ordenou, para viverdes e serdes felizes. Assim prolongareis a vida na terra de que ides tomar posse.»

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.